Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1160
Título: O uso e diversidade de plantas medicinais do Cerrado comercializadas nas feiras populares na Região Administrativa de Ceilândia - Distrito Federal
Autor(es): Pinto, F. O.
Data de publicação: 1-Fev-2017
Citação: PINTO, Fernanda Oliveira. O uso e diversidade de plantas medicinais do Cerrado comercializadas nas feiras populares na Região Administrativa de Ceilândia - Distrito Federal. 2016. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O presente trabalho objetivou um levantamento de plantas medicinais do Cerrado comercializadas nas feiras de Ceilândia, Região Administrativa de Brasília, Distrito Federal. Foram utilizadas entrevistas estruturadas e semi-estruturadas buscando informações sobre o uso das plantas. O uso de questionário foi aplicado à oito feirantes. Após o questionário, foram tiradas fotos das espécies de interesse para posterior identificação a fim de sua confirmação. Foram identificadas oito espécies de nativas do Cerrado, onde o Barbatimão (Stryphnodendron adstringens) destacou-se como espécie com o maior número de citações, seguida da Aroeira (Myracrodruon urundeuva) e Sucupira (Pterodon emarginatus). As folhas foram a parte predominantemente consumida, normalmente utilizada por infusão. Os dados levantados por esta pesquisa evidenciaram que os raizeiros (comerciantes) possuem um vasto conhecimento a respeito dos efeitos medicinais das plantas do Cerrado. Mais estudos sobre o tema abordado são importantes, visto que alguns efeitos das plantas ainda não são conhecidos pelos raizeiros.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1160
Aparece nas coleções:4.7.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaOliveiraPinto_tcc.pdfTexto completo1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.