Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1172
Título: A fertilidade do solo no Cerrado: os pioneiros da pesquisa e o papel da Cooperação Internacional
Autor(es): Figueiredo, Y. C.
Data de publicação: 4-Out-2016
Citação: FIGUEIREDO, Yan Covolan. A fertilidade do solo no Cerrado: os pioneiros da pesquisa e o papel da Cooperação Internacional. 2016. 176 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A região do Cerrado, que compreende a maior parte da Região Centro-Oeste tem importante papel na produção agrícola brasileira, tendo sido responsável por cerca de 40% da produção de grãos do país na safra de 2014/2015. A ocupação agrícola intensiva dessa região teve início principalmente nas décadas de 1960 e 1970, ocasião em que muitos profissionais ligados à agronomia estiveram envolvidos em estudos e experimentos iniciais. O célere processo de desenvolvimento experimentado na época chama a atenção até os dias de hoje e é tema recorrente em discussões de modelos de desenvolvimento para o campo. A estreita relação entre a pesquisa e o desenvolvimento agrícola aliou a produção tecnológica com a sua aplicação no campo. Como fornecedora de bases técnicas e metodológicas, a cooperação internacional impulsionou esses eventos, tendo como focos a formação de pesquisadores em instituições estrangeiras, os programas de fertilidade do solo e a implantação de estruturas de pesquisa. O presente trabalho buscou levantar, por meio de entrevistas com pesquisadores atuantes na área de fertilidade do solo e revisão de literatura, os fatos que abrangeram essa transformação. Observou-se que o suporte financeiro governamental e de organismos internacionais foi fundamental para o desenvolvimento de estratégias para corrigir os fatores limitantes à produção agrícola, aumentando a produtividade das lavouras. Convênios firmados especialmente com o governo japonês (JICA) foram grande impulsionadores das técnicas de análises de solos e plantas, incentivando a implantação de laboratórios para dar suporte às pesquisas. Com as técnicas de ajuste de acidez do solo, o manejo de nutrientes e de culturas já definidos, os próximos passos envolvendo estudos a respeito da fertilidade na região deveriam se concentrar no uso de fontes alternativas de nutrientes, na transferência da tecnologia ao produtor rural e na exploração das dinâmicas biológicas do sistema solo.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1172
Aparece nas coleções:4.7.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_YanCovolanFigueiredo_tcc.pdfTexto completo2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.