Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1685
Título: Fenologia reprodutiva de Lychnophora Pohlii sch. Bip. (Asteraceae) em área de campo rupestre, Diamantina, MG.
Autor(es): Costa, T. R.
Moura, C. C. de
Machado, E. L. M.
Gonzaga, A. P. D.
Titon, M.
Data de publicação: 2-Mar-2017
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: COSTA, T. R.; DE MOURA, C. C.; MACHADO, E. L. M.; GONZAGA, A. P. D.; TITON, M. Fenologia reprodutiva de Lychnophora Pohlii sch. Bip. (Asteraceae) em área de campo rupestre, Diamantina, MG.. Heringeriana, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 23–34, 2017.
Abstract: Considerando que o conhecimento da fenologia de espécies vegetais em comunidades naturais é uma ferramenta importante para a conservação das populações e ecossistemas, esse estudo teve como objetivo compreender a fenologia reprodutiva da espécie Lychnophora pohlii, associando as estratégias reprodutivas s variações sazonais caracterí­sticas do ambiente. O estudo foi realizado em uma área de campo rupestre pertencente ao Campus JK, na UFVJM, em Diamantina, MG. Foram observadas as caracterí­sticas fenológicas de 26 plantas, no perí­odo de maio de 2012 a fevereiro de 2013. Foram utilizados dados meteorológicos de precipitação e temperatura durante o perí­odo de estudo. O padrão fenológico foi determinado pelo método de intensidade de Fournier, correlação de Spearman e análise circular. Foram encontradas correlações significativas entre as fenofases e as variáveis abióticas. A espécie apresentou um comportamento fenológico bastante sazonal, reflexo da sazonalidade climática, caracterí­stica da região de estudo.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1685
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v10n1_3.pdf600,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.