Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1039
Título: Influência do desbaste na estrutura, florística e dinâmica da vegetação lenhosa de um Cerrado sentido restrito em Brasília, DF
Autor(es): Lima, E. M.
Data de publicação: 4-Jul-2016
Citação: LIMA, Edberto Moura. Influência do desbaste na estrutura, florística e dinâmica da vegetação lenhosa de um cerrado sentido restrito em Brasília, DF. 2013. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) -Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: A exploração florestal em áreas naturais, mesmo quando realizada de forma sustentável, provoca alterações que podem afetar a estrutura da vegetação, composição, riqueza e diversidade original da vegetação. O objetivo deste estudo foi avaliar a dinâmica e as mudanças na estrutura e composição florística da vegetação lenhosa arbóreo-arbustiva de um cerrado sentido restrito localizado na Reserva Ecológica Experimental da Universidade de Brasília, Fazenda Água Limpa – FAL/UnB, seis anos após ser submetido a diferentes intensidades de corte da vegetação. Em 2006 foram estabelecidas 18 parcelas de 20m x 50m, está submetidas a diferentes tratamentos: corte raso de toda vegetação (T1); corte de 50% da vegetação (T2); corte de 100% dos indivíduos de interesse econômico (T3); corte de 50% dos indivíduos de interesse econômico (T4); corte de 100% da espécie Tachigali vulgaris (T5) e Testemunha (T6). Antes da implementação dos tratamentos foi realizado o primeiro inventáriode todos os indivíduos arbóreo-arbustivas com Diâmetro a altura da base > 5 cm e em 2012 foi realizado um terceiro inventário. A redução no número de espécies, gênero e família por parcela apresenta correlação com a intensidade de tratamentos. Os diferentes tratamentos favorecerem principalmente o estabelecimento das famílias: Melastomataceae, Fabaceae e Vochysiaceae. Os Índices de Diversidade Shannon (2,06 a 3,2) e Simpson (0,92 a 0,94) apresentaram pouca variação sendo semelhantes áreas naturais preservadas. De 2006 a 2012 houve redução nas área basal e densidade para o T1, T2 e T3. De modo geral a comunidade manteve em todos os tratamentos a curva diamétrica em forma de J-reverso, características de populações autorregenerativas. As taxas de recrutamento [menor 5,86 (T6) maior 32,19 (T1)] compensou as taxas de mortalidade [menor 0 (T1) maior 5,46 (T4)] em todos tratamentos. Os incrementos periódicos anuais observados por tratamento variaram entre 0,30 a 0,24 cm.ano-1, onde os maiores incrementos foram observados para espécies de maiores classes diamétricas. Os parâmetros analisados sugere que a área de Cerrado sentido restrito está recuperando suas características naturais, onde a área que apresentou maior distúrbios encontra-se em processo acelerado, demonstrando a capacidade de resiliência do Cerrado.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1039
Aparece nas coleções:2.5.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EdbertoMouraLima.pdfTexto completo1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.