Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://jbb.ibict.br//handle/1/1052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corrêa, R. A. | - |
dc.contributor.author | Bulhões, M. M. de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T19:08:29Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T19:08:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-08 | - |
dc.identifier.citation | BULHÔES, Mariana Machado de. Construção do sujeito ecológico: educação ambiental a partir da cultura local. 2013. 70 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://jbb.ibict.br//handle/1/1052 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende refletir sobre a construção dos sujeitos ecológicos a partir de uma experiência de educação ambiental na Escola Geminiano Ferreira de Queiroz em Olhos D`Água, município de Alexânia-GO. O sujeito ecológico não pensa somente no ―verde‖, mas engloba a questão social e cultural em sua forma sustentável de ser e estar no mundo, refazendo seu olhar para sua realidade e transformando em atitude e ações o pensar globalmente e agir localmente; é um "estilo ecológico de ser". O objetivo principal nesta monografia foi ressaltar a história e a cultura do lugar como forma dos estudantes refazerem o seu olhar em relação ao meio ambiente em que vivem do ponto de vista geográfico, histórico, cultural e simbólico para que possam atuar na solução dos problemas socioambientais locais. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação com práticas escolares interdisciplinares e saídas de campo ao Cerrado para que fosse valorizado sua biodiversidade através da troca de saberes entre os mestres locais e os estudantes. Os estudantes não só apreenderam os conteúdos relativos ao meio ambiente como a preservação da nascente Olhos D’Água, as espécies nativas do cerrado e seu aproveitamento na culinária, bem como assimilaram a importância das questões culturais como o artesanato, a culinária e a medicina popular; eles estão mais sensibilizados quanto à atitude de ser responsável e de ter cuidado com o meio ambiente e a própria cultura. Concluímos que foi gerada uma ação pedagógica em direção ao protagonismo ambiental e cultural dos estudantes na escola em relação a sua história e ao seu lugar mas inegavelmente é necessário a continuidade e a difusão de projetos educacionais como esse para que realmente se promova a transformação dos valores, das atitudes e o sentido de pertencimento com o lugar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Construção do sujeito ecológico: educação ambiental a partir da cultura local | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC | pt_BR |
dc.rights.holder | Direitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais. | pt_BR |
dc.publisher.place | Brasília - DF | pt_BR |
dc.subject.keywords | Educação ambiental. | pt_BR |
dc.subject.keywords | Unidades de conservação. | pt_BR |
dc.subject.keywords | Cultura. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.description.source | http://bdm.unb.br/handle/10483/5467 | pt_BR |
dc.description.extent | 70 f. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_MarianaMachadodeBulhoes.pdf | Texto completo | 631,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.