Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1082
Título: Diagnóstico ambiental e análise da gestão do Parque Ecológico do DER em Planaltina-DF
Autor(es): Gomes, A. de O.
Data de publicação: 15-Jul-2016
Citação: GOMES, Allison de Oliveira. Diagnóstico ambiental e análise da gestão do Parque Ecológico do DER em Planaltina-DF. 2015. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Abstract: Uma Unidade de Conservação é fundamental como instrumento de conservação do bioma Cerrado, um “hotspot” mundial, e importante para a biodiversidade brasileira e no território do Distrito Federal (DF). O Sistema Distrital de Unidades de Conservação existe para conservar o patrimônio natural desse bioma no Distrito Federal. Esse sistema conta com onze categorias de manejo, dentre elas está o Parque Ecológico. Essa categoria é criada especialmente para atender as demandas ambientais de conservação, e também para o uso da população local com algumas restrições. Planaltina é uma das várias cidades do DF que possuem atributos ambientais importantes e que se fazem presentes para o equilíbrio natural. O Parque Ecológico do DER, criado em 1999, localizado em Planaltina, é uma dessas Unidades de Conservação que tem papel importante no conjunto das áreas protegidas do DF. Esse trabalho tem o objetivo de averiguar e diagnosticar a situação ambiental e a gestão feita no parque e conhecer os atores que contribuem para a efetividade pelo qual foi criado. Para realizar a pesquisa foram utilizados levantamento de dados referentes à área do parque, visitação à campo, entrevista com os gestores da UC e aplicado um questionário qualitativo sobre sua efetividade, questionário esse que foi baseado no método RAPPAM, um método aplicado em vários países, além de análise por imagens por satélite. O Parque Ecológico do DER apresenta um grau de conservação satisfatório como um todo, tendo ainda grande maioria de sua área natural, porém há algumas perturbações e degradação, como descarte indevido de lixo em sua área, problemas de segurança pública, degradações sofridas pelo uso ilegal da área, entre outros. Alguns embates institucionais também foram encontrados, como a baixa importância do parque, refletida na falta de oficialização da poligonal definitiva de sua área e sua baixa efetividade na gestão.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1082
Aparece nas coleções:6.6.1. Diagnósticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlissondeOliveiraGomes.pdfTexto completo4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.