Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, R. M. de-
dc.contributor.authorSilva, J. P. da-
dc.coverage.spatialCavalcante - GOpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-12T14:29:22Z-
dc.date.available2019-09-12T14:29:22Z-
dc.date.issued2015-03-23-
dc.date.submitted2019-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Josina Pereira Da. As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1099-
dc.description.abstractEste trabalho investiga o gênero Fábula na comunidade Vão de Almas - Go a partir de dois eixos: as fábulas orais dos adultos e as escritas produzidas por alunos de 10 a 15 anos da Escola Dona Joana Pereira das Virgens, situado na própria comunidade.Os principais autores utilizados nesta monografia são: Sousa e Velasco (2007), Rojo (2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2008, 2005), Caldart (2000), Bagno (2007) entre outros. A pesquisa também conta com a contribuição metodológica da Etnografia, que gerou dados escritos de registros coletados em campo. Apresenta um breve histórico sobre a luta dos movimentos sociais do campo por uma Educação do Campo no país. E contribui como registro de memória tradicional, cultural e linguístico de uma sociedade camponesa que acolhe a diversidade de sujeitos que propõem o trabalho cultural na escola como apoio de recurso pedagógico da comunidade Vão de Almas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAs fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgenspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis work investigates the Fable kind in Vão de Almas community from two axes : the oral tales of adults and writings produced by students 10-15 years of the School Dona Joana Pereira of the Virgin , situated in the very main community .The authors used in this monograph are: Sousa and Velasco (2007), Rojo (2007, 2009), Bortoni - Ricardo (2008-2005), Caldart (2000), Bagno (2007) among others. The research also includes the methodological contribution of Ethnography , which generated written data records collected in the field . Presents a brief history of the struggle of the social movements of the field by a Rural Education in the country. And contributes as registry traditional, cultural and linguistic memory of a peasant society that welcomes diversity of subjects that propose the cultural work in school as a teaching resource in support of Vão de Almas community.pt_BR
dc.publisher.placeBrasília - DFpt_BR
dc.subject.keywordsEducação do campo.pt_BR
dc.subject.keywordsCultura popular.pt_BR
dc.subject.keywordsQuilombos.pt_BR
dc.description.sourcehttp://bdm.unb.br/handle/10483/10009pt_BR
dc.description.extent60 f.pt_BR
Aparece nas coleções:5.3.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ JosinaPereiraDaSilva.pdfTexto completo374,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.