Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://jbb.ibict.br//handle/1/1099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sousa, R. M. de | - |
dc.contributor.author | Silva, J. P. da | - |
dc.coverage.spatial | Cavalcante - GO | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T14:29:22Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T14:29:22Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-23 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Josina Pereira Da. As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://jbb.ibict.br//handle/1/1099 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga o gênero Fábula na comunidade Vão de Almas - Go a partir de dois eixos: as fábulas orais dos adultos e as escritas produzidas por alunos de 10 a 15 anos da Escola Dona Joana Pereira das Virgens, situado na própria comunidade.Os principais autores utilizados nesta monografia são: Sousa e Velasco (2007), Rojo (2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2008, 2005), Caldart (2000), Bagno (2007) entre outros. A pesquisa também conta com a contribuição metodológica da Etnografia, que gerou dados escritos de registros coletados em campo. Apresenta um breve histórico sobre a luta dos movimentos sociais do campo por uma Educação do Campo no país. E contribui como registro de memória tradicional, cultural e linguístico de uma sociedade camponesa que acolhe a diversidade de sujeitos que propõem o trabalho cultural na escola como apoio de recurso pedagógico da comunidade Vão de Almas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC | pt_BR |
dc.rights.holder | Direitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais. | pt_BR |
dc.description.abstractalternative | This work investigates the Fable kind in Vão de Almas community from two axes : the oral tales of adults and writings produced by students 10-15 years of the School Dona Joana Pereira of the Virgin , situated in the very main community .The authors used in this monograph are: Sousa and Velasco (2007), Rojo (2007, 2009), Bortoni - Ricardo (2008-2005), Caldart (2000), Bagno (2007) among others. The research also includes the methodological contribution of Ethnography , which generated written data records collected in the field . Presents a brief history of the struggle of the social movements of the field by a Rural Education in the country. And contributes as registry traditional, cultural and linguistic memory of a peasant society that welcomes diversity of subjects that propose the cultural work in school as a teaching resource in support of Vão de Almas community. | pt_BR |
dc.publisher.place | Brasília - DF | pt_BR |
dc.subject.keywords | Educação do campo. | pt_BR |
dc.subject.keywords | Cultura popular. | pt_BR |
dc.subject.keywords | Quilombos. | pt_BR |
dc.description.source | http://bdm.unb.br/handle/10483/10009 | pt_BR |
dc.description.extent | 60 f. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 5.3.3 TCCs, Dissertações e Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_ JosinaPereiraDaSilva.pdf | Texto completo | 374,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.