Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1106
Título: Introdução dos saberes culturais como novas ferramentas de ensino na escola da comunidade Kalunga do Engenho II
Autor(es): Aguiar, L. dos S.
Data de publicação: 27-Nov-2014
Citação: AGUIAR, Ludmilla dos Santos. Introdução dos saberes culturais como novas ferramentas de ensino na escola da comunidade Kalunga do Engenho II. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Abstract: Este trabalho de pesquisa tem como tema central Introdução dos Saberes Culturais Como Novas Ferramentas de Ensino na Escola da Comunidade Kalunga do Engenho II. Assim, ao longo deste relatório de pesquisa apresentamos um pouco também sobre a história do povo kalunga, sobre a sua cultura e educação trabalhada em seu contexto escolar e comunitário. Finalmente, apresentou-se o resultado das atividades realizadas no seio da comunidade quilombola investigada, observando de modo mais prático as concepções da comunidade de docentes e discentes sobre o que pensam com respeito à introdução da cultura e dos saberes locais como ferramentas de ensino. A metodologia empregada neste estudo se resume em pesquisa de campo e atividades práticas com moradores, estudantes e alunos do presente território. Atentando-se para as bases teóricas de Arednt (1972), Baiochi (2006), Brasil (2001), Ungarelli (2009), Santos (2002), Paré (2007), Campos (2011), e Cântia e Boloni (2009), lentes que reforçam sobre os saberes culturais e ecológicos como fontes de intermediação entre os educandos e a sociedade da qual estes fazem parte.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1106
Aparece nas coleções:5.4.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LudmilladosSantosAguiar.pdfTexto completo760,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.