Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://jbb.ibict.br//handle/1/1119
Título: | Valorização da cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I |
Autor(es): | Rodrigues, F. da P. M. R. |
Data de publicação: | 6-Set-2016 |
Citação: | RODRIGUES, Fabiana da Penha Mendes Reis. Valorização da cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita na elaboração e execução do projeto político pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I. 2015. 44 f, il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | No Brasil colonial, na época da escravidão, os escravos africanos, índios e outros fugiam dos maus-tratos e perseguições e buscavam abrigos em áreas que ficaram conhecidas como quilombos ou escambo. O quilombo Mesquita, situado na Cidade Ocidental – GO, que desde 2006 foi reconhecido pela Fundação Cultura Palmares e atualmente tramita INCRA o processo de regularização fundiária do Quilombo. Nessa Região quilombola está a Escola Aleixo Pereira Braga I que tem a missão de valorizar o passado para garantir um futuro, e essa missão deve estar em conformidade com a Resolução 08 de 20 de novembro de 2012 que define as diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica. E os caminhos para valorização da cultura e tradições quilombolas da comunidade em que está situada devem estar claros no Projeto Político pedagógico. Portanto esse trabalho tem por objetivo geral propor a elaboração e execução do Projeto Politico Pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I engloba ações e objetivos que valorizam a cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita.E tem como objetivos específicos: Apresentar o resumo da história dos quilombos no Brasil; Identificar e reconhecer a cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita; Reconhecer pontos importantes da legislação que define as diretrizes curriculares Nacionais para a Educação Quilombola na Educação Básica, a Resolução 8/2012; Refletir, acerca da aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico, respeitando a diversidade quilombola; Verificar a adequação da realidade e a diversidade cultural das tradições da comunidade quilombola na elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Braga I. Sendo uma pesquisa quanti-qualitativa esta terá como instrumento de coleta de dados um questionário que será aplicado ao público alvo que é a comunidade escolar, dentre outras fontes bibliográficas. Valorizar a cultura e as tradições quilombola é um ato necessário para a formação da identidade dos alunos que nela estuda e é o que a Resolução nº 08 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelecem, e através dos dados analisados observa-se que a escola o faz da melhor maneira possível |
URI: | http://jbb.ibict.br//handle/1/1119 |
Aparece nas coleções: | 5.3.3 TCCs, Dissertações e Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_FabianadaPenhaMendesReisRodrigues_tcc.pdf | Texto completo | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.