Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1126
Título: Parâmetros físicos e químicos, resistividade e relação carbono e nitrogênio em solo de sistema agroflorestal mecanizado em região de Cerrado do Brasil Central
Título(s) alternativo(s): Physical and chemical parameters, resistivity and carbon and nitrogen relationship in soil of a mechanized agroforestry system in the Central Brazilian Savannas
Autor(es): Serpe, M. K. de A.
Data de publicação: 18-Ago-2016
Citação: SERPE, Mábia Kelly de Abreu. Parâmetros físicos e químicos, resistividade e relação carbono e nitrogênio em solo de sistema agroflorestal mecanizado em região de Cerrado do Brasil Central. 2015. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Abstract: Com a intensificação na mudança de uso e cobertura do solo, cerca da metade do bioma Cerrado vem sofrendo conversão de paisagem nativa em pastagens e áreas agrícolas com influência direta na qualidade do solo. Os Sistemas Agroflorestais (SAF) têm se apresentado como uma alternativa conservacionista, visto que seu arranjo e forma de manejo tendem a melhorar a qualidade do solo. O objetivo deste trabalho foi determinar os parâmetros físicos e químicos, a resistividade e a relação carbono e nitrogênio em solo de um SAF mecanizado e comparar com uma área de pousio adjacente, a fim de realizar o diagnóstico sobre o estado de conservação do solo. A área estudada está localizada na subbacia do Ribeirão Santa Rita, Planaltina, DF, sendo uma área de pousio com histórico de plantio convencional e posteriormente manejo de braquiária com leguminosas e um SAF mecanizado adjacentes. Amostras de solo no intervalo de 0-15 cm de profundidade foram coletadas e a resistividade elétrica do solo foi obtida em campo pelo método de corrente contínua. No laboratório, determinou-se o pH em H2O e KCl, o teor gravimétrico de água no solo, a textura e composição química do solo, e a razão carbono e nitrogênio total do solo. A textura da área se classificou como muito argilosa, o teor gravimétrico variou entre 24,3 (±3,7) e 27,1 (±4,6) % no período de seca, e entre 43.2 (±4,06) e 47,5 (±6,4) % no período chuvoso. A resistividade ficou entre 4.292 (±933) e 1.896 (±1.036) Ohm.m no período de seca, e entre 1.048 (±155) e 666 (±125) Ohm.m no período chuvoso. A resistividade elétrica se mostrou como uma alternativa para caracterização do solo, visto que os dados encontrados foram condizentes com as análises de teor gravimétrico e textura do solo. Em relação aos parâmetros químicos, a análise de Cluster apresentou formação de dois grandes grupos, definidos pelo manejo adotado na área. A implementação do SAF proporcionou uma redução na razão C/N do solo. Mesmo o manejo implantado na área de pousio, se mostra benéfico para o solo, podendo assim, se apresentar como alternativa inicial de implantação para recuperação da qualidade do solo.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1126
Aparece nas coleções:3.4.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MabiaKellydeAbreuSerpe.pdfTexto completo24,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.