Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1131
Título: O artesanato do noroeste mineiro como potencial de turismo sustentável
Autor(es): Miranda, E. A. R.
Data de publicação: 13-Mar-2009
Citação: MIRANDA, Eduardo Augusto Rocha. O artesanato do noroeste mineiro como potencial de turismo sustentável. 2007. 51 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: A presente monografia destaca o artesanato do Noroeste de Minas como exemplo de turismo sustentável. Dentre os objetivos propostos, está o reforço à teoria de que a produção artesanal de raiz se constitui uma alternativa de renda para as comunidades que detém esse saber; estudar as características do processo produtivo artesanal na localidade em epígrafe; e, associar os aspectos da produção artesanal com o turismo sustentável. A metodologia utilizada para a realização deste estudo foi a pesquisa qualitativa com consulta em livros, resenhas, teses, artigos, revistas, sites especializados, entre outros materiais e meios considerados de relevância para a pesquisa, descrição e análise dos recursos utilizados na produção artesanal, promovida por artesões do noroeste de minas, como exemplo de turismo sustentável. Sabe-se que o turismo é uma alternativa para as pessoas satisfazerem suas necessidades de descanso, lazer ou intercâmbio cultural, pelo menos. Quando as pessoas optam em conhecer lugares diferentes daqueles que já conhecem, querem trazer consigo um objeto que sirva de recordação, mas que também tenha alguma utilidade em seu dia-a-dia. De todos os atrativos culturais, pode-se afirmar que o artesanato tem considerável destaque no setor turístico, pois suas diferentes formas aglutinam não apenas a matéria prima utilizada na construção ou confecção da peça, mas toda uma história de um povo ou de uma determinada comunidade, agregando ao objeto valor histórico-cultural. Nesse aspecto, de modo geral, o artesanato se constitui objeto de desejo de grande parte dos turistas. Talvez, por suas características peculiares e por ser reconhecido mundialmente a produção artesanal desempenha importante papel para as comunidades que o produzem, transformando-se em um dos principais recursos da promoção do turismo sustentável.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1131
Aparece nas coleções:5.2.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_EduardoAugustoRochaMiranda.pdfTexto completo378,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.