Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarreto, C. C.-
dc.contributor.authorMesquita, A. R. de-
dc.date.accessioned2019-09-13T13:24:50Z-
dc.date.available2019-09-13T13:24:50Z-
dc.date.issued2017-03-17-
dc.date.submitted2019-07-17-
dc.identifier.citationMESQUITA, Adelita Rosa de. A permacultura como componente transversal no ensino de artes visuais: uma abordagem sistêmica. 2014. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse-GO, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1134-
dc.description.abstractA Permacultura se caracteriza como uma ciência que tem como principais pilares os conceitos da ética e do cuidado com o planeta de modo geral, com as pessoas e com as relações de consumo, se constituindo como importante observatório do comportamento humano envolvendo vivências, cultivo, moradias e sustentabilidade, fundamentada no pensamento sistêmico e holístico para nortear as suas ações. O presente trabalho visa descrever a sua contribuição dentro do discurso da arte/educação e seu potencial como estratégia de educação em Artes Visuais, apresentando a Permacultura como importante temática a ser explorada dentro dos Temas Transversais: Ética e Meio Ambiente. Na pesquisa-ação realizada para o presente estudo em ambiente permacultural, foram encontrados os seguintes elementos: aprendizagem, criatividade, respeito ambiental, cidadania, interatividade e flexibilidade. Desta forma, a Permacultura com sua transversalidade contribui como componente no ensino de artes visuais sistemática e holisticamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA permacultura como componente transversal no ensino de artes visuais: uma abordagem sistêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.description.abstractalternativePermaculture is characterized as a science that has how main pillars the concepts of ethics and care for the planet in general, with people and with consumer relations, becoming as an important observatory of human behavior involving experiences, farming, housing and sustainability, based on systemic and holistic thinking to guide its actions. This paper aims to describe its contribution within the art speech / education and its potential as Visual Arts education strategy, with the Permaculture as an important theme to be explored within the Transversal themes: Ethics and Environment. In action research conducted for this study in permaculture environment, the following elements were found: learning, creativity, environmental respect, citizenship, interactivity and flexibility. Thus, the Permaculture with its pervasive contributes as a component in teaching systematic visual arts and holistically.pt_BR
dc.publisher.placeBrasília - DFpt_BR
dc.subject.keywordsEducação ambiental.pt_BR
dc.subject.keywordsArte na educação.pt_BR
dc.subject.keywordsArtes visuais - estudo e ensino.pt_BR
dc.subject.keywordsPermacultura.pt_BR
dc.description.sourcehttp://bdm.unb.br/handle/10483/16282pt_BR
dc.description.extent46 f., il.pt_BR
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdelitaRosaDeMesquita_tcc.pdfTexto completo1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.