Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCanani, A. S. K. B.-
dc.contributor.authorGomes, L. M.-
dc.coverage.spatialDistrito Federal - DFpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T13:26:28Z-
dc.date.available2019-09-13T13:26:28Z-
dc.date.issued2018-01-12-
dc.date.submitted2019-07-17-
dc.identifier.citationGOMES, Lais Mello. Brasília representada no artesanato e sua relação com o turismo. 2017. 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1138-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma análise da criação de produtos artesanais que representam Brasília de forma criativa e sua relação com o turismo. Considerando a presença de estereótipos negativos da cidade e o possível impacto na sua escolha como destino, verificou-se o potencial do artesanato de transmitir a identidade cultural local e agregar valor ao produto turístico, contribuindo para a atratividade de Brasília. O estudo foi desenvolvido em três etapas: pesquisa bibliográfica e documental; aplicação de entrevista semiestruturada a cinco atores, sendo um representante do órgão gestor de turismo do Distrito Federal e quatro fabricantes de peças artesanais que utilizam representações de Brasília em sua produção; e sistematização e análise dos dados obtidos na pesquisa de campo. Como resultado, foram apresentados aspectos da produção, divulgação e comercialização desses produtos e possíveis ações para sua valorização enquanto produto associado ao turismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleBrasília representada no artesanato e sua relação com o turismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe present work consists of an analysis of the creation of handmade products that represent Brasilia in a creative way and its relation with tourism. Considering the presence of negative stereotypes of the city and the possible impact on its choice as destination, the potential of craft to transmit the local cultural identity and add value to the tourist product was verified, contributing to the attractiveness of Brasilia. The study was developed in three stages: bibliographical and documentary research; application of a semi-structured interview to five actors, one representative of the tourism management body of Distrito Federal and four producers of handmade pieces that use representations of Brasilia in their production; and systematization and analysis of the data obtained in field research. As a result, aspects of the production, marketing and commercialization of this products and actions for their valorization as product associated with tourism were presented.pt_BR
dc.publisher.placeBrasília - DFpt_BR
dc.subject.keywordsArtesanato.pt_BR
dc.subject.keywordsArte popular.pt_BR
dc.subject.keywordsIdentidade cultural.pt_BR
dc.subject.keywordsEconomia criativa.pt_BR
dc.subject.keywordsTurismo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.description.sourcehttp://bdm.unb.br/handle/10483/18972pt_BR
dc.description.extent74 f., il.pt_BR
Aparece nas coleções:5.2.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaisMelloGomes_tcc.pdfTexto completo1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.