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Título: Percepção ambiental na educação de jovens e adultos
Autor(es): Oliveira, S. M. de
Data de publicação: 6-Nov-2017
Citação: OLIVEIRA, Stéphane Maciel de. Percepção ambiental na educação de jovens e adultos. 2015. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: O presente trabalho pretende refletir acerca da percepção sobre o Cerrado na Educação de Jovens e Adultos. O objetivo principal foi analisar a percepção dos discentes de EJA de uma escola rural no Centro de Ensino Fundamental Engenho das Lages-Gama em comparação com a percepção dos discentes de uma escola urbana Centro de Ensino Fundamental nº 404- Samambaia sobre o Cerrado, para ver se há diferenças nesta percepção. Nossa hipótese foi que a proximidade ou a distância do Cerrado faz com que as pessoas tenham mais ou menos conhecimento sobre a sociobiodiversidade deste bioma e os problemas existentes na atualidade. Neste sentido, nos propusemos a analisar a relação dos discentes com o Cerrado no seu cotidiano; verificar se os discentes reconhecem a importância do Cerrado a partir do que aprendem na escola; analisar como os materiais didáticos utilizados na EJA representam o Cerrado e como isto afeta a percepção dos estudantes. Realizamos visitas frequentes as duas escolas e entrevistas semi-estruturadas com um total de 278 discentes, sendo 139 de cada uma. Verificamos que os discentes das duas escolas têm percepções e compreensões diferenciadas do que seja o Cerrado em relação a sua composição, seu valor e sua importância no cotidiano. No ambiente rural os discentes se percebem como parte do cerrado, são capazes de descrevê-lo com mais detalhes e o valorizam como espaço de vida, enquanto na área urbana há pouco conhecimento de sua composição, nenhum sentido de pertencimento e uma rejeição ao Cerrado como ambiente natural e espaço de vida. Isto nos leva a crer que o ambiente em que se encontram, seja rural ou urbano, interfere nesta percepção. Entretanto em nenhum dos dois ambientes os estudantes tem conhecimento sobre a existência dos povos indígenas do Cerrado. Em nenhum dos dois ambientes a ação docente parece interferir muito nas representações dos estudantes e os materiais didáticos utilizados oferecem uma visão superficial que parece funcionar como limitadora desta percepção. Esta deficiência parece ser suprida no ambiente rural pela vivência e pela troca com os mais velhos, o mesmo não acontecendo no ambiente urbano, o que nos leva a reforçar nossa hipótese inicial.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1149
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

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