Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1154
Título: Pressão antrópica sobre o Parque Estadual de Terra Ronca - Goiás
Título(s) alternativo(s): Anthropogenic pressure on the Terra Ronca State Park-Goiás
Autor(es): Macedo, B. M. de
Data de publicação: 1-Fev-2017
Citação: MACEDO, Brummel Motta de. Pressão antrópica sobre o Parque Estadual de Terra Ronca - Goiás. 2016. iv, 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O Parque Estadual Terra Ronca (PETeR) é uma unidade de conservação de proteção integral localizada numa área no nordeste de Goiás que apresenta uma grande biodiversidade da fauna e flora. O presente estudo buscou verificar a situação ambiental atual baseando-se no passado local e considerando as mudanças do uso e cobertura da terra ocorridas entre 2000 e 2015 na região do PETeR e. A área de estudo foi mapeada utilizando imagens Landsat e técnicas de geoprocessamento para classificar diferentes tipos de vegetação nativa, agricultura, desmatamento, corpos de água, cicatrizes de fogo e sombras. Com base nos resultados deste estudo, observou-se que houve um aumento substancial (41,4%) nas áreas agrícolas com a consequente redução (58,9%) da vegetação nativa do cerrado na área estudada. As áreas atingidas por fogo também aumentaram nos anos mais recentes, como é o caso de 2010, sendo que a maior parte dos incêndios ocorreram nas proximidades de áreas com atividades agrícolas. A região do entorno do PETeR, onde predominam as atividades agrícola e pecuária extensiva, estimou-se maiores taxas de desmatamento que no interior do Parque, que contribuiu para o aumento da degradação de vegetação dentro do PETeR. Outro problema crítico observado na área de estudo foi o desmatamento de vários tipos de formação de vegetação do cerrado. As mudanças de uso e cobertura da terra dentro e no entorno do PETeR ainda precisam ser apropriadamente consideradas pelas instituições responsáveis. A ausência de ações de comando e controle na região poderão resultar em aumento do desmatamento e impactos sobre a flora e fauna local, além de aumentar a degradação dos recursos hídricos da região.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1154
Aparece nas coleções:2.5.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrummelMottadeMacedo_tcc.pdfTexto completo1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.