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dc.contributor.advisorOliveira, C. H. de-
dc.contributor.authorHorstmann, N.-
dc.coverage.spatialDistrito Federal - DFpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T13:50:23Z-
dc.date.available2019-09-13T13:50:23Z-
dc.date.issued2019-06-21-
dc.date.submitted2019-07-19-
dc.identifier.citationHORSTMANN, Natanna. Integração entre dados orbitais e veículos aéreos rastreados por GPS na avaliação da eficiência e da efetividade do combate aéreo ao fogo no cerrado do Distrito Federal. 2016. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1168-
dc.description.abstractA partir do início da ocupação da região do Cerrado, o regime de queima dos incêndios foi alterado significativamente. A maioria dos incêndios, atualmente, é causada pela ignição humana. Visando à redução das perdas de biodiversidade e deterioração do meio ambiente, vários esforços têm sido empregados no sentido de se desenvolver o combate ao fogo. E para a definição de estratégias de combate mais precisas, é necessário obter dados básicos sobre o desempenho dos recursos/ferramentas empregados no próprio combate ao fogo, pois será a partir dessas informações que se desenharão cenários de combate ao fogo enviesados pela técnica. Buscou-se neste trabalho compreender o combate aéreo ao fogo no Cerrado e avaliar a sua capacidade de conduzir à extinção ou ao controle do fogo, abordando-o em termos de efetividade e eficiência. A área de estudo foi o Distrito Federal (15º30'-16º03' S e 47º18'- 48º17' W), localizado no Planalto Central do Brasil e com uma área de aproximadamente 5.780 Km². Para a delimitação das áreas queimadas foi utilizado o índice espectral Burn Index. A coleta dos dados foi feita pela sonda meteorológica, Saphira 3 (desenvolvida pelo laboratório de Ecologia Aplicada Ib/UnB), sendo esta utilizada como sistema embarcado em uma das aeronaves do modelo Airtractor AT-802F, de uso do Corpo de Bombeiros Militar do DF. O trajeto da aeronave foi rastreado, seu deslocamento e tempo foram computados, e foi identificado o ponto de lançamento da carga de água sobre o fogo. As distâncias euclidianas entre a cicatriz da fronteira do fogo e o ponto de lançamento foram calculadas e enquadradas em classes de eficiência: alta, a menos de 100m da cicatriz da fronteira do fogo; moderada entre 100 e 300m; baixa, superior a 300m. O Burn Index possibilitou a identificação das áreas queimadas e apresentou resultado adequado na definição dos limites das mesmas, entretanto visualmente, houve uma confusão considerável entre os alvos. A efetividade do combate aéreo foi alta em 46,4% dos casos, moderada em 42,9% e baixa em 10,7%. A análise do percurso, ao invés do ponto estimado de lançamento, pode ser utilizada futuramente para melhoria dos procedimentos de análise de efetividade do combate aéreo. Sobre a eficiência, 95,9% do deslocamento é feito em voo, seguido pelo taxiamento, 2,9% e pela decolagem/pouso 1,2%; sendo gasto 61,3% do tempo em voo, 22% em taxiamento, 1,8% em decolagem/pouso; o tempo médio para cada voo foi de 1,2 hora, com um deslocamento médio de 119,7km por voo. Foi calculado um custo operacional de, aproximadamente, R$ 3038,3 por voo realizado. Ressalta-se a necessidade de otimização dos tempos de taxiamento e a necessidade de se agilizar o sistema de alerta no que diz respeito ao acionamento do combate aéreo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleIntegração entre dados orbitais e veículos aéreos rastreados por GPS na avaliação da eficiência e da efetividade do combate aéreo ao fogo no Cerrado do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.description.abstractalternativeFrom the beginning of the occupation of the Cerrado region, the regime of fire burning was significantly altered. Most fires today are caused by human ignition. Aiming at reducing biodiversity losses and environmental deterioration, efforts have been made to develop fire-fighting. And for the definition of more precise strategies of combat, it is necessary to obtain basic data on the performance of the resources / tools used in the firefight, since it will be from this information that will be designed scenarios of combat to the fire skewed by the technique. The aim of this work was to understand the aerial firefighting in the Cerrado and to evaluate its ability to lead to the extinction or control of fire, approaching it in terms of effectiveness and efficiency. The study area was the Federal District (15º30'-16º03 'S and 47º18'- 48º17' W), located in the Central Plateau of Brazil and with an area of approximately 5,780 Km². For the delimitation of the burned areas the spectral index Burn Index was used. The data was collected by the meteorological probe, Saphira 3 (developed by the Laboratory of Applied Ecology Ib/UnB), and it was used as a system in one of the Airtractor AT-802F aircraft used by the DF Fire Department . The aircraft was tracked, its displacement and time were computed, and the launch point of the water load on the fire was identified. The Euclidean distances between the fire border and the launch point were calculated and classified into efficiency classes: high, less than 100m from the fire border; Moderate between 100 and 300m; Low, greater than 300m. The Burn Index allowed the identification of the burned areas and presented an adequate result in the definition of its limits, however visually, there was a considerable confusion between the targets. Air combat effectiveness was high in 46.4% of the cases, moderate in 42.9% and low in 10.7%. The analysis of the course, instead of the estimated point of launch, can be used in the future to improve the procedures for analyzing the effectiveness of air combat. On efficiency, 95.9% of the displacement is done in flight, followed by taxiing, 2.9% and by takeoff / landing 1.2%; Being spent 61.3% of the time in flight, 22% in taxiing, 1.8% in takeoff / landing; The average time for each flight was 1.2 hours, with an average displacement of 119.7km per flight. A operating cost of R$ 3038,3 per fire was calculated. The need for optimization of taxi times and the need to speed up the alert system with regard to the activation of aerial combat.pt_BR
dc.publisher.placeBrasília - DFpt_BR
dc.subject.keywordsGeoprocessamento.pt_BR
dc.subject.keywordsSensoriamento remoto.pt_BR
dc.subject.keywordsIncêndio florestal.pt_BR
dc.subject.keywordsIncêpt_BR
dc.description.sourcehttp://bdm.unb.br/handle/10483/22192pt_BR
dc.description.extent34 f., il.pt_BR
Aparece nas coleções:3.3.3 TCCs, Dissertações e Teses

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