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http://jbb.ibict.br//handle/1/1191
Título: | Oralidade e letramento em uma perspectiva de inclusão social do povo Kalunga |
Autor(es): | Rodrigues, M. H. S. |
Data de publicação: | 19-Mai-2017 |
Citação: | RODRIGUES, Maria Helena Serafim. Oralidade e letramento em uma perspectiva de inclusao social do povo Kalunga. 2017. 101 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Abstract: | A Pesquisa, em foco, aborda Oralidade e Letramento em uma Perspectiva de Inclusão Social do Povo Kalunga,contextualizando a Comunidade Escolar Quilombola Tinguizal, situada no município de Monte Alegre de Goiás. A fundamentação Teórica tem como referências principais os autores: Araújo (2016); Baiocchi (2013); Bortoni-Ricardo (2009); Couto 2013; Dionísio (2007); Gil (2010); Marcuschi (2007); Rojo (2012, 2014); Salles 2014; Sousa (2006) e Triviños (1987), entre outros. O presente trabalho foi organizado conforme os procedimentos de capítulos e subtemas, entre eles: Oralidade, letramentos múltiplos, compreensão de letramento em comunidades tradicionais, contextualizando educação quilombola, análise de dados,considerações finais, entre outros aspectos comuns a um trabalho de pesquisa, de forma a entender a complexidade das problemáticas relacionadas ao tema principal. Para cada subtema é proposto referências bibliográficas de autores com afinidade e informações sistemáticas sobre os assuntos abordados, com discussão contextualizada. De modo geral, pretende-se neste trabalho dialogar o tema geral com as possibilidades de rever as práticas de ensino na comunidade quilombola, propondo aos educadores reflexão acerca do papel da escola em relação a cultural local, favorecendo assim que a oralidade e os letramentos comuns desse grupo social sejam inseridos nas práticas de ensino. O trabalho contribui para que Tinguizal e outras Comunidades Quilombolas Kalunga, tenham acesso a uma pesquisa com tema voltado a significação da aprendizagem, proporcionando a educadores, educandos e universitários, referências para possíveis estudos futuros. O trabalho contribui também para que professores e alunos possam trabalhar a temática em sala de aula com maior precisão pedagógica em comum acordo e diálogo com o currículo referência de ensino proposto para a escola nas comunidades quilombolas, em especial, Tinguizal. |
URI: | http://jbb.ibict.br//handle/1/1191 |
Aparece nas coleções: | 5.3.3 TCCs, Dissertações e Teses |
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