Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorIared, V. G.-
dc.contributor.authorOliveira, H. T. de.-
dc.date.accessioned2019-09-13T17:46:18Z-
dc.date.available2019-09-13T17:46:18Z-
dc.date.issued2016-08-10-
dc.date.submitted2019-08-26-
dc.identifier.citationIARED, Valéria Ghisloti; OLIVEIRA, Haydée Torres de. Walking ethnography e entrevistas na análise de experiências estéticas no Cerrado. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e161972, 2018. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100414&lng=en&nrm=iso>. acces on 26 Aug. 2019.pt_BR
dc.identifier.issnVersão impressa 15179702 Versão online 16784634pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1205-
dc.description.abstractPautado na fenomenologia-hermenêutica, o estudo se propõe a comparar e discutir diferentes possibilidades para coleta de dados durante uma pesquisa que procurou compreender, em profundidade, o significado da experiência estética para um grupo de dezessete pessoas em relação ao Cerrado. Essas possibilidades surgiram em decorrência da preocupação em responder à questão de pesquisa, em que as pesquisadoras buscaram dialogar com outras opções teórico-metodológicas. Sendo assim, o estudo se embasou em leituras clássicas como Merleau-Ponty e Gadamer e, gradativamente, ampliou-se o escopo teórico, incorporando autores(es) contemporâneos como Sarah Pink e Tim Ingold. Logo, o artigo apresenta as limitações e potencialidades de dois tipos de coleta de dados – walking ethnography e entrevistas – como possibilidades metodológicas para compreender a experiência estética desse grupo no Cerrado. Baseado em um paradigma interpretativo, o objetivo do presente artigo é tecer considerações sobre a potencialidade de se ampliar o diálogo com outras perspectivas metodológicas a fim de proporcionar maior consistência para a investigação. Identificou-se que as entrevistas e o walking ethnography forneceram diferentes perspectivas e foram complementares. Considerou-se, então, que a entrevista possibilitou conhecer as memórias de infância, histórico de envolvimento ético e político dos(as) participantes, enquanto que o foco do walking ethnography residiu nas práticas corporais e multissensoriais no Cerrado. As respostas afetivas testemunhadas durante o walking ethnography foram consideradas elementos fundamentais para a compreensão da experiência em uma abordagem fenomenológica e ampliaram as possibilidades de análise do presente estudo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherScielopt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa.pt_BR
dc.titleWalking ethnography e entrevistas na análise de experiências estéticas no Cerradopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.publisher.placeSão Paulo - SP.pt_BR
dc.subject.keywordsEtnografia em movimento.pt_BR
dc.subject.keywordsInvestigações móveis.pt_BR
dc.subject.keywordsEducação ambiental.pt_BR
dc.subject.keywordsFenomenologia hermenêutica.pt_BR
dc.description.formatEduc. Pesqui. vol.44 São Paulo 2018 Epub July 27, 2017pt_BR
dc.description.extentp. 1-18pt_BR
Aparece nas coleções:5.3.1 Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
en_1517-9702-ep-S1678-4634201706161972.pdfTexto completo English197,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1517-9702-ep-S1678-4634201706161972 OK.pdfTexto completo Portugues216,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.