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Título: Educação ambiental como prática social: o Riacho Fundo - DF como um estudo de caso
Autor(es): Carbonesi, M. A. R. M.
Data de publicação: 16-Jul-2009
Citação: CARBONESI, Maria Anastácia Ribeiro Maia. Educação ambiental como prática social: o Riacho Fundo - DF como um estudo de caso. 2003. 69 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Abstract: Este texto tem como objetivo, analisar as práticas de mobilização, informação e politização da comunidade da Região Administrativa XVII do Distrito Federal, a partir da construção de parcerias articuladas e orientadas pelos princípios da educação ambiental. Este trabalho tem, sobretudo, como referencial de estudos de campo, o Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo, cujos espaços, sugerem o desenvolvimento de atividades típicas do ecoturismo. De acordo com a pesquisa realizada, o ecoturismo pode contribuir para o desenvolvimento da própria sustentabilidade da área em questão, uma vez que é fator de geração de renda sem causar alterações significativas e danos ao meio ambiente. A pesquisa foi realizada durante o período de oito meses, agosto de 2002 a fevereiro de 2003, na cidade do Riacho Fundo e, principalmente, com várias visitas ao Parque Ecológico de mesmo nome. Como procedimento metodológico, elaboramos um roteiro de entrevistas realizadas com pessoas representativas da comunidade que exerciam funções tanto em organismos públicos quanto privados e da sociedade civil como as ONGs. Assim, foram feitas gravações de falas dos representantes da 100 DIMENSÃO, EMBRAPA, Brasal Refrigerantes (Coca-Cola), COMPARQUE, Administração Regional da RA-XVII e Comitê Comunitário Sócio-ambiental do Riacho Fundo.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1244
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

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