Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1247
Título: O impacto do turismo na identidade local: um estudo de caso: Pirenópolis - GO
Autor(es): Pereira, R. C. de M.
Data de publicação: 11-Ago-2009
Citação: PEREIRA, Rubia Cynara de Magalhães. O impacto do turismo na identidade local: um estudo de caso – Pirenópolis – GO. 2003. 53 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Abstract: A identidade de um povo é constituída no eterno movimento de trocas com o outro, com aquilo que é diferente. Ela se constitui e reconstitui não apenas no que se assemelha mas por contraste. De modo análogo, o turismo representa uma troca – o “trade off”. Nesse processo de troca, o turista visita uma localidade para conhecer, para passear, ou descansar e deixa parte de sua cultura no local e leva parte da que visita consigo. Essa troca pode ser positiva para ambos os lados, dependendo da maneira como for planejado, implantado ou monitorado. O ecoturismo é uma atividade sustentável e, por se preocupar com a preservação do patrimônio cultural e natural, diferencia-se do turismo predatório, pois incentiva sua conservação através da interpretação do ambiente e ação educativa do visitante e promove o bem estar das populações envolvidas. No entanto, o que se observa em muitos lugares, e também em Pirenópolis, é uma utilização indiscriminada da terminologia sem a observação das premissas implícitas no conceito produzindo impactos negativos nos modos de vida e cultura peculiares das populações autóctones
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1247
Aparece nas coleções:4.5.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_RubiaCynaraMagalhaesPereira.pdfTexto completo162,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.