Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1255
Título: Subsídio para o plano de manejo do Parque Ecológico Ezequias Heringer, Guará – Distrito Federal'
Autor(es): Silva, J. M. da
Data de publicação: 29-Ago-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás-GO.
Abstract: O crescimento urbano desordenado tem ocasionado a destruição da natureza e a conseqüente degradação dos ecossistemas, reduzido as oportunidades de interação do homem com o ambiente. Um caminho buscado para se reverter esta situação, é o da destinação de áreas para o estabelecimento de Parques Ecológicos. A criação de espaços protegidos no ambiente urbano proporciona área de lazer para a população e salvaguarda o patrimônio biológico. Ao se considerar que os parques urbanos são de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ecológico na cidade, estabeleceu-se como objetivo deste estudo propor subsídio ao Plano de Manejo do Parque Ecológico Ezequias Heringer, localizado na Região Administrativa do Guará, Distrito Federal. Uma série de entrevistas foram realizadas para se obter informações sócio-ambientais da população do Guará relativas ao Parque Ecológico; dados foram coletados para se realizar uma caracterização físico-biótica do Parque e através de uma análise crítica verificou-se conflitos legais e ambientais do Plano Diretor do Parque, elaborado em 1993 pela equipe de Coordenadoria Especial do Metrô. Esta pesquisa permitiu identificar que a população do Guará deseja a efetiva implementação do Parque Ecológico, embora ainda não tenha percebido a sua importância como indivíduos e coletividade na co-participação na gestão do Parque, esperando apenas atitudes do Poder Público. Percebeu-se ainda, a responsabilidade do Parque Ecológico e da Reserva Ecológica para a manutenção do equilíbrio na Bacia Hidrográfica na qual estão inseridos, sendo a única região com vegetação ainda presente. Identificou-se a necessidade de mudança no Plano Diretor proposto para o Parque em 1993, pois este aborda a questão ecológica de uma forma não adequada às necessidades de preservação requeridas a um Parque Ecológico e estabelecidas em sua lei de criação.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1255
Aparece nas coleções:2.5.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_EricaSousaMatos.pdfTexto completo2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.