Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSaraiva, R. C. F.-
dc.contributor.authorMartins, A. R,-
dc.coverage.spatialParque Recreativo Sucupira; Planaltina - DFpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-09T14:19:05Z-
dc.date.available2019-10-09T14:19:05Z-
dc.date.issued2014-01-28-
dc.date.submitted2019-09-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Amanda Roberta. Potencial do Parque Recreativo Sucupira para práticas educativas no ensino fundamental. 2013. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/1267-
dc.description.abstractNuma perspectiva de reconhecer o potencial do Parque Recreativo Sucupira para o desenvolvimento de práticas educativas no Ensino Fundamental, toma-se como ponto de partida a realização de uma pesquisa de campo com quinze alunos da 6ª série (7º ano) do Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho II/DF ao Parque Recreativo Sucupira, localizado em Planaltina/DF. Diversas atividades foram apresentadas e desenvolvidas em uma trilha interpretativa como intuito de despertar a percepção do teórico e da prática enquanto possibilidade de formar indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania. Este trabalho objetivou conhecer a percepção dos estudantes participantes da pesquisa acerca do Parque Recreativo Sucupira bem como a sua importância para práticas educativas de cunho ambiental no Ensino Fundamental, fazendo surgir discussões e contribuições a cerca da tomada de consciência quanto às questões socioambientais. O presente estudo também passou por uma pesquisa bibliográfica, buscando contribuir em diversas reflexões acerca do desenvolvimento de uma prática pedagógica mais eficaz e coerente do professor de Ciências Naturais no ensino fundamental, uma vez que deva mobilizar saberes, e efetivar contribuições na formação de cidadãos atuantes e críticos frente à proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Resultados da pesquisa demonstram que a atividade de campo realizada foi enriquecedora tanto para o ensino de Ciências quanto para as demais disciplinas pertinentes, por trazerem uma nova perspectiva para o aprendizado, uma vez que proporcionou o contato direto com diversos agentes explorados nos livros didáticos facilitando o conhecimento sobre os múltiplos aspectos que envolvam a biodiversidade local.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePotencial do Parque Recreativo Sucupira para práticas educativas no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.publisher.placeBrasília - DFpt_BR
dc.subject.keywordsEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordsCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.description.sourcehttp://bdm.unb.br/handle/10483/6925pt_BR
dc.description.extent27 f., il.pt_BR
Aparece nas coleções:4.5.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaRobertaMartins.pdfTexto completo1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.