Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1270
Título: Custo para recuperar uma área degradada: um projeto para a cascalheira do Parque Sucupira
Autor(es): Rodrigues, N. G.
Data de publicação: 25-Ago-2016
Citação: RODRIGUES, Nikolas Gebrim, Custo para recuperar uma área degradada: um projeto para a cascalheira do Parque Sucupira. 2016. [19] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Abstract: A Faculdade UnB de Planaltina - FUP surgiu dentro do projeto de ampliação e democratização das vagas da Universidade de Brasília - UnB. A construção do campus ocorreu em área preservada do Cerrado, ficando a FUP condicionada a recuperar uma área de cascalheira dentro do Parque Sucupira para obter a sua licença ambiental. Embora a FUP tenha sido inaugurada há 10 anos a cascalheira ainda não foi recuperada, portanto, o objetivo do trabalho é elaborar um projeto de recuperação para a cascalheira do Parque Sucupira, estimando todos os custos do processo para o cálculo do custo presente líquido total do projeto. A partir do diagnóstico da área em conjunto com referências bibliográfica constatou-se que a recuperação da cascalheira demanda uma rigorosa intervenção no preparo do solo e a necessidade de um plantio adensado de mudas, estimando um custo de recuperação em torno de R$ 50 mil por hectare. Em caso de parcerias efetivas entre a Universidade de Brasília, órgãos governamentais da Região Administrativa de Planaltina e do IBRAM, é previsto sinergias na realização das atividades do projeto e otimização na alocação de recursos, podendo reduzir o custo de recuperação da cascalheira pela metade.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1270
Aparece nas coleções:2.5.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NikolasGebrimRodrigues_tcc.pdfTexto completo493,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.