Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1285
Título: Percepções sobre o desaparecimento das sementes crioulas na Comunidade no Sertão – Alto Paraíso de Goiás
Autor(es): Bernardes, S. de A.
Data de publicação: 25-Fev-2019
Citação: BERNARDES, Selma de Almeida. Percepções sobre o desaparecimento das sementes crioulas na Comunidade no Sertão – Alto Paraíso de Goiás. 2018. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018.
Abstract: Durante o curso de Pós-graduação em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado foram levantadas questões relacionadas à Sociobiodiversidade dando ensejo para que o tema proposto nesta monografia fosse desenvolvido. As experiências vividas durante o percurso acadêmico da pesquisadora que é moradora da comunidade do Sertão desde os 4 anos de idade levaram a escolha do objeto desta pesquisa que possui um contexto sociocultural e econômico que ao ser delineado permite o levantamento da seguinte problemática: sendo a comunidade do Sertão composta em sua maioria por famílias de agricultores há várias gerações, que impactos esta comunidade sofreu e/ou sofre com o desaparecimento gradativo das sementes crioulas? Sendo assim o objetivo geral desta pesquisa é sistematizar percepções da comunidade do Sertão sobre o desaparecimento das sementes crioulas. Diante de todo o contexto agrícola em que se encontra o país justifica-se o presente estudo, visto que a comunidade do Sertão é formada por famílias de agricultores há várias gerações, e têm em seu seio sementes crioulas que se preservadas e valorizadas de forma correta propiciariam a Segurança Alimentar e Nutricional das famílias da comunidade e quem sabe de parte do próprio município, ainda que em pequena escala. A pesquisa desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, pelo viés etnográfico associado à pesquisa etnográfica temos a história de vida e como técnica a história oral para a coleta de dados. Após a análise de dados concluí que apesar das percepções entre as faixas etárias terem algumas semelhanças, fica nítido que cada geração com seu contexto próprio percebe e vincula o desaparecimento de variedades de sementes por uma ótica diferente. É fato que muitas espécies de sementes crioulas não são mais encontradas na comunidade, no entanto conforme levantamento realizado ainda existem muitas variedades que podem ser multiplicadas e que podem também serem organizadas numa futura proposta de banco de sementes móvel, já as espécies que não existem mais na comunidade podem ser resgatadas se forem encontradas em feiras e mesmo em outras localidades rurais próximas, e neste caso se faz necessário que se articulem propostas neste sentido e também após o resgate das espécies da semente sua multiplicação. Outro ponto levantado é a possibilidade de se trabalharem atividades teóricas e praticas na escola sobre esta temática.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1285
Aparece nas coleções:4.7.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SelmaDeAlmeidaBernardes_tcc.pdfTexto completo1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.