Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1287
Título: Uma abordagem sistêmica para educação ambiental : um olhar pelo prisma de linguagens códigos e suas tecnologias
Autor(es): Silva, M. J. F. da
Data de publicação: 25-Fev-2019
Citação: SILVA, Maria José Ferreira da. Uma abordagem sistêmica para educação ambiental: um olhar pelo prisma de linguagens códigos e suas tecnologias. 2018. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018.
Abstract: A Educação está para além de um direito humano ela é uma condição para se chegar à sustentabilidade e uma ferramenta primordial para se chegar a um governo equânime, bem como para as decisões mais acertadas rumo ao verdadeiro bem viver. Ela amplia a capacidade de fazer escolhas em prol da sustentabilidade social e também natural, levando os indivíduos, os grupos, as comunidades, as organizações e os países a desenvolverem ações preservacionistas e conservacionistas, podendo promover mudanças de atitude, o que permitirá fazer do mundo um lugar mais seguro e mais saudável, trazendo-nos assim, a tão sonhada Qualidade de Vida. A educação propicia a reflexão e a análise crítica, a conscientização e a autonomia permitindo a descoberta de novos caminhos para desenvolver novas metodologias e novas ferramentas que conduzam os jovens à construção de um Novo Mundo e uma nova forma de vida que integra os homens e mulheres à Natureza. Pesquisa fundamentada em perspectiva investigativa, baseando-se na interpretação de textos, em pesquisas realizadas na internet, leituras de livros, em diálogos com o corpo docente, pais e alunos do Colégio Estadual Moisés Nunes Bandeira, única escola de Ensino Médio, no município de Alto Paraíso de Goiás. Com o Objetivo de Colaborar para o desenvolvimento de uma educação global em que todas as disciplinas podem/devem trabalhar e questionar os diversos temas que fazem parte da formação e das vidas dos jovens, especialmente através do estudo das Línguas. Assim como, promover uma educação que mostre os indivíduos como elo primordial na teia da Vida e que leve à sustentabilidade. Sabemos que a Língua é uma ferramenta de poder, político, social e principalmente intelectual; através do estudo das diversas línguas os jovens poderão se apropriar de informações e conhecimento que os despertem para a compreensão de seu mundo e de seu tempo para um mundo no qual o Bem Viver seja a batuta que regerá a convivência dos homens e mulheres e sua interação/integração com a vida da Natureza e do Planeta.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1287
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaJoseFerreiraDaSilva_tcc.pdfTexto completo1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.