Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1291
Título: Etnozoologia da comunidade rural do sertão em Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil
Autor(es): Mata, L. M. da
Data de publicação: 25-Fev-2019
Citação: MATA, Leciane Moreira da. Etnozoologia da comunidade rural do sertão em Alto Paraíso de Goiás, GO, Brasil. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado)—Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás - GO, 2018.
Abstract: O conhecimento etnozoológico é alvo do presente trabalho, que teve como objetivo levantar informações sobre perfil socioeconômico, interações e utilização dos recursos faunísticos, diversidade de espécies conhecidas pelos moradores, verificar as interações entre fauna doméstica e silvestre e a percepção dos moradores em relação às Áreas Protegidas. A comunidade rural do Sertão localiza-se no Vão do Paranã, por onde iniciou o processo de ocupação da Chapada dos Veadeiros. Região de importância histórica e cultural, no município de Alto Paraíso de Goiás, GO. A leste na Área de Proteção Ambiental Pouso Alto e na zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semi-estruturadas e abertas com 29 moradores, sendo 13 mulheres e 16 homens, entre 12 e 86 anos. Ao todo citaram 102 animais (99 vertebrados e 03 invertebrados). O número de animais silvestres (n=93) foi maior em relação aos domésticos (n=9). O grupo faunístico das aves teve o maior número de espécies citadas (n=38), seguido pelos mamíferos (n=29) e répteis (n=14), ictiofauna com oito espécies e anfíbios com apenas uma espécie citada. Os entrevistados relataram 15 animais silvestres e três domésticos para usos na prática medicinal e artesanal. A caça foi pouco mencionada, citada como método dos moradores do passado que caçavam tatus e veados. Além da interação entre a fauna silvestre e doméstica, mitos e crendices envolvendo os animais também foram relatados entre os entrevistados. O estudo aponta para a importância do registro desse conhecimento para as futuras gerações dos sertanejos da região. Os esforços atuais para a conservação biológica somados ao entendimento das práticas tradicionais, são de grande relevância para a biodiversidade biológica e cultural da Chapada dos Veadeiros.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1291
Aparece nas coleções:5.3.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LecianeMoreiraDaMata_tcc.pdfTexto completo1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.