Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1295
Título: Avaliação do efeito das ações antrópicas no processo de escoamento superficial no município de Nova Xavantina - MT
Autor(es): Lima, D. G.
Citação: LIMA, Danielli Gomes. Avaliação do efeito das ações antrópicas no processo de escoamento superficial no município de Nova Xavantina - MT. 2017. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: O município de Nova Xavantina localizado no nordeste do Mato Grosso é abastecido pelo Rio das Mortes, um dos afluentes da bacia hidrográfica Tocantins/Araguaia. O rio drena áreas cobertas por vegetação tipo Cerrado, no entanto, áreas destinadas à pecuária e agricultura, principalmente o plantio de soja. Devido a principal atividade econômica do município e o crescimento populacional acelerado acarreta em vários impactos ambientais, sendo um deles o assoreamento. O assoreamento das margens de rios e córregos é causado pela retirada da mata ciliar, com a supressão de tal vegetação, as chuvas vão desbarrancando o relevo próximo ao rio, tornando-o raso, o que faz com que as águas avancem fora do leito normal e perca sua força e característica, provocando a diminuição do volume e consequentemente, num processo não muito lento, a sua secagem completa. A escassez da água vem sendo tema de destaque mundial. As principais motivações para o avanço desse processo é a degradação nos recursos hídricos, especialmente provocadas pelas ações antrópicas. O estudo e a compreensão das mudanças no uso e ocupação do solo juntamente com a dinâmica do escoamento superficial é de fundamental importância para qualquer programa de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica. Dessa forma, torna-se adequada a utilizando como ferramenta os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pois assim é possível analisar as mudanças nos padrões de uso e ocupação do solo. Para tal avaliação será utilizado o modelo hidrológico chuva-vazão. A modelagem hídrica auxilia na compreensão dos processos físicos e a avaliação dos impactos nos recursos hídricos e no meio ambiente, no entanto para a modelagem é preciso obter resultados coerentes com a realidade. Considerando essa problemática, o objetivo geral deste trabalho é avaliar a influência da ação antrópica nos processos de escoamento superficial e identificar as possíveis regiões de maior contribuição para a sedimentação do rio. Para tanto, foi realizada uma análise do uso e ocupação do solo entre o ano de 2000 e 2016, por meio de mapas gerados com imagem de satélite. Também foi avaliado a evolução do escoamento superficial para um evento de precipitação simulado (50 mm) por meio do método curva número. Todos os resultados apontam para Nova Xavantina-MT, onde a principal unidade hidrológica passa no meio do município.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1295
Aparece nas coleções:3.3.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielliGomesLima_tcc.pdfTexto completo1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.