Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1373
Título: Métodos de avaliação da ciclagem de nutrientes no bioma Cerrado: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Methods of evaluation of nutrient cycling in the Cerrado biome: a systematic review
Autor(es): InkotteI, Jonas
Martins, Rosana Carvalho Cristo
Scardua, Fernando Paiva
Pereira, Reginaldo Sérgio
Data de publicação: 30-Jun-2019
Editor: UFSM
Citação: Inkotte, J., Martins, R., Scardua, F., & Pereira, R. (2019). Métodos de avaliação da ciclagem de nutrientes no bioma Cerrado: uma revisão sistemática. Ciência Florestal, 29(2), 988-1003. doi:https://doi.org/10.5902/1980509827982
Abstract: Em sistemas florestais, a forma natural de aporte de nutrientes se dá através da serapilheira, a qual compreende todo material vegetal depositado ao solo. Logo, vista a importância do tema, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão sistemática sobre as diferentes metodologias utilizadas na temática da serapilheira e ciclagem de nutrientes nas diversas fitofisionomias do bioma Cerrado. Foram avaliadas todas as publicações, independentemente do período de publicação, e catalogadas as que se enquadraram na temática: quantificação da produção e decomposição da serapilheira no bioma Cerrado, por meio de buscas no portal periódicos CAPES. Foram selecionados 26 artigos com estudos nas seguintes formações florestais: Cerrado sentido restrito; Cerradão; Matas de Galeria; Florestas de transição Cerrado-Amazônia e plantios homogêneos. A respeito das metodologias, os coletores mais comuns nos trabalhos de produção foram os de formato quadrado (0,25 m²) e o número de coletores variou bastante entre os trabalhos (de 10 a 60 coletores). As folhas contribuíram em torno de 70% ou mais do total da serapilheira. A decomposição apresentou grande variação na massa acondicionada nas bolsas e nos tempos de coleta. Com exceção de um trabalho, os manuscritos avaliados não apresentaram estudos sobre a decomposição de outros componentes da serapilheira, que não a foliar, evidenciando assim a necessidade de estudos nesta temática. Os trabalhos apresentaram tempo total de um ano de avaliação em quase sua totalidade, o que evidencia a necessidade dos monitoramentos de longo prazo, pois estudos com breve duração não permitem avaliar os efeitos de alterações interanuais. As metodologias utilizadas nos trabalhos avaliados apresentaram alto grau de variação, evidenciando a necessidade de padronização que permita a comparação entre estes. Por fim, pôde-se observar que algumas fitofisionomias não possuem nenhuma publicação sobre os temas avaliados, o que reforça a necessidade de estudo da dinâmica da ciclagem de nutrientes nestes locais.
Formato: Publicação online
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1373
ISSN: 1980-5098
Aparece nas coleções:2.5.1 Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2.5.1_Inkotte et al_2019.pdf404,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.