Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1566
Título: Nectários extra-florais em barbatimão: comparação entre áreas de cerrado queimado e não-queimado.
Autor(es): Morais, H. C. de
Data de publicação: 13-Ago-2015
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: DE MORAIS, H. C. Nectários extra-florais em barbatimão: comparação entre áreas de cerrado queimado e não-queimado. Heringeriana, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 55–59, 2015.
Abstract: Apesar da ampla literatura sobre a variação temporal e espacial na eficiência de nectários extra-florais (nefs) como defesa contra insetos herbí­voros, informações sobre variações no número de nefs entre indiví­duos de uma espécie de planta ainda são escassas. Nesse trabalho comparamos o número de nefs, em folhas de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Cov. (Fabaceae, Mimosoideae), entre áreas de cerrado queimado e não queimado. As coletas foram realizadas em uma parcela com queimadas bienais e em uma área adjacente protegida contra fogo na Reserva Ecológica do IBGE (DF, Brasil), em área de cerrado tí­pico. Foi coletada uma folha em final da expansão de cada indiví­duo (n=15) e foi contado o número de nefs na raquis e nos três raquí­olos basais do lado direito da folha. O número de nefs na raquis variou pouco e não diferiu entre as área, enquanto os raquí­olos apresentaram um maio número de nefs na área queimada (t= 3,75; p<0,01). Esse resultado pode estar relacionado com a perda de folhas devido ao fogo e, nesse caso, nefs podem estar funcionando como uma defesa induzida nesta planta.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1566
ISSN: 1983-6996
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v1n1_6.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.