Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1662
Título: Biologia reprodutiva de Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke (Fabaceae -Faboideae) em uma área de Cerrado no municí­pio de Chapadinha, MA, Brasil.
Autor(es): Costa, F. O.
Lima, D. C. R. de
Silva, A. L. G.
Data de publicação: 18-Dez-2014
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: COSTA, F. O.; LIMA, D. C. R. de; SILVA, A. L. G. Biologia reprodutiva de Vatairea macrocarpa (Benth.) Ducke (Fabaceae -Faboideae) em uma área de Cerrado no municí­pio de Chapadinha, MA, Brasil. Heringeriana, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–19, 2014.
Abstract: Vatairea macrocarpa (Benth) Ducke (Fabaceae - Faboideae) é uma espécie arbórea tí­pica do cerrado latu sensu. Sua floração é bianual e ocorre entre os meses de junho a agosto e a frutificação entre os meses de setembro e outubro. As flores são andromonóicas tí­picas da subfamí­lia Faboideae. A antese é diurna e apresentam néctar como principal recurso floral. As flores foram visitadas por 17 espécies de abelhas, seis espécies de borboletas, quatro espécies de vespideae, por duas espécies de beija-flor e por uma espécie de passeriforme. As visitas iniciam logo ao amanhecer e perduram por todo o dia. Em função do seu comportamento intrafloral, por sua abundância e frequência, as abelhas do gênero Centris e Xylocopa são os polinizadores efetivos de V. macrocarpa, as demais abelhas se comportaram como pilhadoras de recursos florais. V. macrocarpa é auto-incompatí­vel, pois não produziu frutos em experimentos de autopolinização manual e de apomixia.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1662
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v8n1_1.pdf704,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.