Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1674
Título: Parâmetros Termo-Hídricos da Germinação de Sementes de Astronium Fraxinifolium Schott e Aspectos Ecofisiológicos.
Autor(es): Cardoso, V. J. M.
Data de publicação: 18-Nov-2015
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: CARDOSO, V. J. M. PARÂMETROS TERMO-HÍDRICOS DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Astronium fraxinifolium SCHOTT E ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS. Heringeriana, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 13–23, 2015.
Abstract: Modelos matemáticos baseados no conceito de "tempo térmico" (thermal time) assumem que, dentro de uma amostra de sementes, sempre existirão aquelas que germinam mais rápido, as intermediárias e as mais lentas, e essa ordem independe da temperatura. Modelo similar também tem sido usado para descrever a dependência da germinação em relação ao potencial de água (hydrotime), assumindo que cada semente apresenta um potencial hí­drico base (Yb(G)) que determina sua sensibilidade ao ïÂâ?¢ do meio. Neste trabalho, mostrou-se que os pressupostos do modelo foram atendidos na resposta temperatura e potencial de água por sementes de Astronium fraxinifolium (Anacardiaceae), sendo que o modelo respondeu por aproximadamente 70% da variação total dos tempos de germinação. Possí­veis implicações ecofisiológicas e perspectivas de utilização dos parâmetros do modelo na germinação da espécie são discutidos.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1674
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v9n1_3.pdf552,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.