Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1699
Título: A arborização e seus conflitos no bairro Jardim dos Estados, Poços de Caldas - MG
Autor(es): Menezes, L. C. C.
Tavares, R.
Botezelli, L.
Data de publicação: 31-Mai-2023
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: MENEZES, L. C. C.; TAVARES, R.; BOTEZELLI, L. A arborização e seus conflitos no bairro Jardim dos Estados, Poços de Caldas - MG. Heringeriana, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 132–146, 2017.
Abstract: O presente estudo consiste no levantamento e análise da arborização de um trecho do Bairro Jardim dos Estados, no municí­pio de Poços de Caldas - MG, tendo como objetivo diagnosticar e mapear os indiví­duos arbóreos presentes na área pública e os conflitos existentes com estruturas urbanas. O processo de arborização é considerado uma estratégia para amenização de impactos ambientais e está associado manutenção da qualidade de vida. Na área estudada foram encontrados através de estudo de campo, 204 indiví­duos, de 30 espécies, pertencentes a 18 famí­lias. A espécie mais frequente foi a quaresmeira (Pleroma granulosa (Desr.) D. Don), representada por 31,86% dos indiví­duos. O conflito com a rede elétrica foi o mais recorrente (68,63%). Foram encontradas no trecho estudado: 26,7% de espécies nativas; 16,7% de espécies nativas do Brasil, mas não da área estudada; 53,3% de espécies exóticas e 3,3% de espécies naturalizadas. Dentre as soluções para conflitos desta natureza, estão o planejamento da arborização, a adequada manutenção, condução dos indiví­duos no pós-plantio e a adaptação das estruturas urbanas ao ambiente.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1699
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v10n2_2.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.