Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1702
Título: Germinação de Sementes de Vellozia Ramosissima L. B. Sm. (Velloziaceae) Em Resposta à Diferentes Temperaturas
Autor(es): Moura, C. C. de
Batista, D. de S.
Fonseca, D. da C.
Machado, E. L. M.
Costa, T. R.
Data de publicação: 13-Dez-2017
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: COSTA, T. R.; DE MOURA, C. C.; BATISTA, D. de S.; FONSECA, D. da C.; MENDONÇA MACHADO, E. L. Germinação de Sementes de Vellozia Ramosissima L. B. Sm. (Velloziaceae) Em Resposta à Diferentes Temperaturas. Heringeriana, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–10, 2017.
Abstract: Devido escassez de estudos acerca do gênero Vellozia e sua importância ecológica nos Complexos Rupestres da Cadeia do Espinhaço, este trabalho teve como objetivo avaliar a germinação das sementes de canela-de-ema (Vellozia ramosissima L.B.Sm.), submetidas s temperaturas constantes de, 20í°C, 30í°C, 40í°C e 50í°C. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições, sendo cinquenta amostras por repetição. A contagem da germinação foi realizada durante 30 dias. Os parâmetros avaliados foram a porcentagem, o í­ndice de velocidade e o tempo médio de germinação. A germinação foi nula a 50í°C, e a faixa de germinabilidade ocorreu nas temperaturas de 20, 30 e 40í°C. A ocorrência de germinação da espécie em uma maior amplitude de temperatura sugere a capacidade de colonização numa maior diversidade de hábitats, indicando adaptação da mesma a ambientes expostos ao sol e substratos sombreados, como fendas de rochas.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1702
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v11n1_1.pdf280,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.