Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1710
Título: Levantamento de Agentes Zoonóticos encontrados em pequenos marsupiais da América Do Sul
Autor(es): Povill, C.
Lazar, A.
Bonvicino, C. R.
Data de publicação: 15-Out-2018
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: POVILL, C.; LAZAR, A.; BONVICINO, C. R. LEVANTAMENTO DE AGENTES ZOONÓTICOS ENCONTRADOS EM PEQUENOS MARSUPIAIS DA AMÉRICA DO SUL. Heringeriana, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 13–32, 2018.
Abstract: Zoonoses são doenças que são transmitidas de animais vertebrados para o homem e também do homem para os animais, principalmente quando seu ciclo ecológico é alterado, seja por intervenção natural ou pela intervenção humana. Incluem doenças emergentes e reemergentes distribuí­das mundialmente e de preocupação para a saúde pública, pois causam vários prejuí­zos e mortes na população humana. Estudos revelam que as zoonoses estão ligadas a várias espécies de mamí­feros, incluindo os marsupiais, que atuam como hospedeiros de algumas destas doenças zoonóticas. Apesar da maioria dos estudos se concentrarem em marsupiais didelfí­deos de porte maior, identificamos várias espécies de pequenos marsupiais dos gêneros Monodelphis, Marmosa (Marmosa), Marmosa (Micoureus), Gracilinanus e Thylamys como hospedeiras de agentes zoonóticos causadores de doenças, como toxoplasmose, leishmaniose, tripanossomí­ase, verminoses, coccidiose, arboviroses, microsporidiose, peste negra e fasciolí­ase, na América do Sul, e no Brasil. Algumas destas informações sobre marsupiais como hospedeiros não podem ser recuperadas em função da falta de espécimes testemunhos, aliado s mudanças taxonômicas ocorridas dentro do grupo.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1710
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v11n2_3.pdf772,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.