Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1712
Título: Análise estrutural e temporal da vegetação arbórea de mata de galeria no Jardim Botânico De Brasília-DF
Autor(es): Vieira, F. C.
Silva Júnior, M. C. da
Nóbrega, M. G.
Data de publicação: 1-Abr-2019
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: CARVALHO VIEIRA, F.; SILVA JÚNIOR, M. C. da; NÓBREGA, M. G.Análise estrutural e temporal da vegetação arbórea de mata de galeria no Jardim Botânico De Brasília-DF. Heringeriana, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 28–50, 2019.
Abstract: A comunidade arbórea da mata de galeria do córrego Cabeça-de-Veado (MCV), no Jardim Botânico de Brasí­lia-DF, possui um alto í­ndice de diversidade comparado a outras matas do Brasil Central. A partir da análise de classificação, foi possí­vel verificar três comunidades florí­sticas ao longo do gradiente de saturação hí­drica do solo: comunidade seca, comunidade úmida e comunidade inundável. Foram avaliados os parâmetros fitossociológicos e a dinâmica da comunidade total e das comunidades preferenciais classificadas. A riqueza de 174 espécies, o í­ndice de diversidade de Shannon (H') 4,49 nats/ind. e o í­ndice de equabilidade de Pielou (J') 0,87 encontrados para esta mata ocorrem tanto pelo seu bom estado de preservação, quanto pela variação ambiental existente em seu interior. A dinâmica da comunidade total na MCV apresentou taxas medianas comparadas a outros estudos. Entre os três ambientes a comunidade inundável apresentou dinâmica mais intensa, seguida pela comunidade úmida e a dinâmica menos intensa na comunidade seca.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1712
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v12n1_3.pdf717,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.