Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1725
Título: Partição do espaço acústico por quatro espécies simpátricas de Hylidae em área aberta no Brasil Central
Título(s) alternativo(s): Acoustic space partition by four syntopic Hylidae (Anura) in open habitat in Central Brazil
Autor(es): Lira, A. B. de
Alquezar, R. D.
Giozza, A. P.
Campos, E. R. dos S.
Cardoso, A. G. T.
Brandão, R. A.
Data de publicação: 10-Dez-2020
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: BRAGA DE LIRA, A.; DUARTE ALQUEZAR, R.; PEREIRA GIOZZA, A.; DOS SANTOS CAMPOS, E. R.; TORRES CARDOSO, A. G.; ALBUQUERQUE BRANDÃO, R. Acoustic space partition by four syntopic Hylidae (Anura) in open habitat in Central Brazil. Heringeriana, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 65–80, 2020.
Abstract: O uso e partição do espaço acústico por espécies de anuros é de especial interesse para avaliar interações interespecíficas em traços acústicos. Aqui, avaliamos a partição do espaço acústico de quatro espécies de Hylidae na Estação Ecológica de Águas Emendadas, Distrito Federal, Brasil central. A sobreposição do nicho acústico entre as espécies foi menor do que o esperado ao acaso, indicando baixa competição no uso do espaço acústico por essas espécies. A baixa sobreposição nos parâmetros de canto encontrados está relacionada às suas distâncias filogenéticas, sugerindo que o uso do espaço acústico no Cerrado é determinado principalmente por fatores históricos que por pressões ecológicas pela partilha do recurso. Por outro lado, a pequena sobreposição nos parâmetros acústicos sugere que o espaço acústico no Cerrado pode ser compartilhado com eficiência por espécies de diferentes linhagens de hilídeos.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1725
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v14n2_1.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.