Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1730
Título: Similaridade florí­stica e fitossociologia de duas fitofisionomias florestais no cerrado de Água Fria de Goiás (GO)
Título(s) alternativo(s): Floristic similarity and phytosociology of two forest phytophysiognomies in the Água Fria Cerrado-Brazil
Autor(es): Santos, F. F. de M.
Data de publicação: 10-Dez-2020
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: DE MIRANDA SANTOS, F. F. Similaridade florí­stica e fitossociologia de duas fitofisionomias florestais no cerrado de Água Fria de Goiás (GO). Heringeriana, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 192–209, 2020.
Abstract: A similaridade entre duas fitofisionomias de Cerrado em Água Fria (GO) foi analisada quanto ao estrato arbóreo (mata de galeria e mata seca). A diferença dentro e entre as unidades amostrais foi testada pela Análise de Variância de Similaridade (ANOSIM). As famílias mais importantes em espícies foram Fabaceae, Myrtaceae e Malvaceae nas duas fitofisionomias. Um total de 146 espécies foi registrado (123 espécies na mata de galeria, 93 na mata seca e 70 espécies em comum, similaridade de Sí¸rensen de 64,8%). Os índices de diversidade de Shannon e equitabilidade de Pielou foram de H'=3,77e J=0,783 para a mata de galeria, e H'=3,61, J=0,796 para a mata seca. Embora a diferença entre as fitofisionomias detectada pela ANOSIM tenha sido maior entre as fitofisionomias do que dentro destas, as espécies responsáveis pela diferença foram, em termos absolutos, abundantes em ambos os locais. Conclui-se então que há uma continuidade no habitat onde se encontram as fitofisionomias, sendo explorado por espécies não preferenciais.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1730
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v14n2_6.pdf946,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.