Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1743
Título: A tribo Amherstieae (Leguminosae – Detarioideae) no Herbário IAN da Embrapa Amazônia Oriental Belém Brasi
Título(s) alternativo(s): The Amherstieae tribe (Leguminosae - Detarioideae) in the IAN Herbarium of Embrapa Eastern Amazon, Belém, Brazil
Autor(es): Teixeira, R. R. C.
Xavier Júnior, S. R.
Macedo, E. G.
Souza, H. J. R.
Data de publicação: 1-Jun-2022
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: TEIXEIRA, R. R. C.; XAVIER JÚNIOR, S. R.; MACEDO, E. G.; SOUZA, H. J. R. The Amherstieae tribe (Leguminosae - Detarioideae) in the IAN Herbarium of Embrapa Eastern Amazon, Belém, Brazil. Heringeriana, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e917975, 2022.
Abstract: Os herbários são significativamente relevantes para a ciência; atualizar e informatizar seus dados é essencial para a realização de pesquisas futuras. O Herbário IAN (Embrapa Amazônia Oriental) possui uma extensa coleção de Leguminosae Juss., que possuía divisão clássica em três subfamílias; entretanto, em 2017, foi publicada uma revisão propondo uma nova classificação, dividindo-a em seis subfamílias, entre elas Detarioideae. A essa última, em 2018, foi dividida em seis tribos, sendo a maior delas Amherstieae. Esta grande recircunscrição taxonômica justifica a atualização do banco de dados. O objetivo do estudo foi realizar o levantamento, organizar, informatizar e disponibilizar online os representantes da tribo Amherstieae (Leguminosae – Detarioideae) no Herbário IAN. Primeiramente, foi feito um levantamento de quais gêneros de Amherstieae estavam representados na coleção. Suas exsicatas foram localizados e tiveram suas informações inseridas no banco de dados e submetidas a análises qualiquantitativas. Foram observados 976 espécimes pertencentes a 10 dos 50 gêneros de Amherstieae. O gênero com mais espécimes (600) foi Macrolobium. As amostras tiveram origem em 9 países, sendo 885 do Brasil, e destes, 438 do Pará, com 54 municípios representados. A distribuição das coletas por mesorregiões paraenses apresentou grande heterogeneidade com concentração no Nordeste do Pará e na Região Metropolitana de Belém. Conclui-se que é de fundamental importância que os dados de Amherstieae sejam divulgados, contribuindo para uma maior oferta de informações a respeito desse grupo. Portanto, os dados da tribo foram incluídos no Herbário Virtual IAN em janeiro/2019, que pode ser consultado online de qualquer lugar do mundo, auxiliando em futuras pesquisas.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1743
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v16_The Amherstieae tribe.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.