Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1744
Título: Malvaceae em fragmentos de Cerrado na cidade de Caxias, Maranhão, Brasil
Título(s) alternativo(s): Malvaceae in fragments of Cerrado in the city of Caxias, Maranhão, Brazil
Autor(es): Velozo, C. de O.
Santos, L. N. dos
Jesus, J. I. da S.
Silva, G. S. da
Lima, Laíce F. G. de
Data de publicação: 19-Out-2022
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: VELOZO, C. de O. .; SANTOS, L. N. dos; JESUS, J. I. da S. .; DA SILVA, G. S.; LIMA, L. F. G. de. Malvaceae em fragmentos de Cerrado na cidade de Caxias, Maranhão, Brasil. Heringeriana, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e918001, 2022.
Abstract: Malvaceae está entre as dez maiores famílias de Angiospermas no Brasil e possui no domínio fitogeográfico Cerrado seu segundo maior número de registros de espécies. Diante da diversidade da família e algumas lacunas de conhecimento principalmente no estado do Maranhão, o presente trabalho objetiva conhecer a diversidade de Malvaceae na cidade de Caxias, Maranhão, catalogando, caracterizando os aspectos morfológicos e elaborando chave de identificação para as espécies. Foram realizadas coletas em fragmentos vegetacionais de Cerrado e em pontos aleatórios da cidade, além de consultas ao acervo do Herbário Prof. Aluízio Bittencourt do CESC/UEMA. Foram identificadas vinte e nove espécies, 16 gêneros e sete subfamílias de Malvaceae na cidade de Caxias. Os gêneros mais representativos foram Sida com nove espécies, seguido de Helicteres com cinco espécies e Hibiscus com duas espécies. Tratando-se de distribuição, as espécies Helicteres aspera, Helicteres guazumifolia e Sida angustissima são novos registros para o Maranhão. Além disso, ampliou-se a ocorrência de nove espécies que não possuíam registros para a cidade de Caxias. Dessa forma o presente estudo contribui de forma significativa ao conhecimento de Malvaceae na cidade de Caxias e principalmente no estado do Maranhão, além disso, reforça-se que locais como a Área de Proteção Ambiental do Inhamum (área onde foram coletadas as espécies endêmicas e os novos registros), necessitam de ações de conservação para preservação da biodiversidade local.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1744
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v16_Malvaceae em fragmentos.pdf835,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.