Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1748
Título: Avanços no conhecimento da flora de Sergipe: as samambaias de um fragmento no Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco
Título(s) alternativo(s): Advances in knowledge of the flora of Sergipe: the ferns at a fragment in the Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco
Autor(es): Andrade, M. F. B.
Santiago, A. C. P.
Oliveira, M. I. U. de
Data de publicação: 3-Mar-2022
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: FELIPE BARROS ANDRADE, M.; PESSÔA SANTIAGO, A. C. .; IBRAHIM UEHBE DE OLIVEIRA, M. Avanços no conhecimento da flora de Sergipe: : as samambaias de um fragmento no Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco. Heringeriana, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e917972, 2022.
Abstract: No Brasil são registradas 1.215 espécies de samambaias, sendo 43 ocorrentes em Sergipe, número reduzido em comparação a outros Estados da região Nordeste. O Estado apresenta poucos trabalhos conduzidos especificamente com samambaias e possui potencial para contribuir com novidades na distribuição geográfica de espécies do grupo. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento florí­stico das samambaias no Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco (894.76 ha), remanescente de Floresta Atlântica, situado no municí­pio de Capela, Sergipe. As expedições (n= 9) foram realizadas entre os meses de outubro de 2020 a abril de 2021 e os materiais coletados foram herborizados e depositados no Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE). As identificações tiveram como base referências bibliográficas e comparações por meio de plataformas digitais e de exemplares depositados no ASE. Foram encontradas oito famí­lias, 13 gêneros e 23 espécies de samambaias, sendo cinco novos registros para Sergipe. As famí­lias mais representativas foram Pteridaceae e Polypodiaceae, com oito e cinco espécies, respectivamente. O gênero Adiantum apresentou o maior número de espécies (oito spp.). Apesar de os estudos com as samambaias serem incipientes em Sergipe, as informações obtidas neste trabalho reforçam a importância dos levantamentos florí­sticos. Estes estudos podem preencher as lacunas de conhecimento, evidenciando novas ocorrências e contribuindo com o melhor entendimento das samambaias na flora de Sergipe e brasileira.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1748
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v16_Avanços no conhecimento da flora de Sergipe.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.