Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1749
Título: Crescimento populacional, biometria e variação conquiliológica de Iphigenia brasiliensis (Bivalvia: Donacidae) na Baía de Todos os Santos, Nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Population growth, biometrics and conchological variation of Iphigenia brasiliensis(Bivalvia: Donacidae) in Baía de Todos os Santos, Northeast Brazil
Autor(es): Silva, P. P. da
Paz, J. R. L. da
Rosário, D. de J. do
Peso-Aguiar, M. C.
Data de publicação: 22-Jun-2022
Editor: Jardim Botânico de Brasília
Citação: SILVA, P. P. da .; PAZ, J. R. L. da; ROSÁRIO, D. de J. do .; PESO-AGUIAR, M. C. Crescimento populacional, biometria e variação conquiliológica de Iphigenia brasiliensis (Bivalvia: Donacidae) na Baía de Todos os Santos, Nordeste do Brasil. Heringeriana, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e917986, 2022.
Abstract: Iphigenia brasiliensis é uma espécie de bivalve comestível, fonte de subsistência de muitas comunidades no litoral baiano, porém pouco comercializado na região Nordeste brasileira. Alteração das características morfológicas de suas conchas e da relação peso de sua carne para o volume de sua concha, dentre outros parâmetros, podem refletir a qualidade do ambiente onde vivem. Neste estudo associou-se o crescimento populacional, a biometria e a variação conquiliológica de I. brasiliensis, às condições ambientais, em um estuário baiano, entre novembro de 2001 e novembro de 2002. Mensalmente, a salinidade, temperatura da água, oxigênio dissolvido, pH, pluviosidade e os organismos foram amostrados, submetidos às variáveis biométricas, fator de condição e analisados por estatística descritiva. Os resultados encontrados mostraram que o comprimento médio dos indivíduos (n = 356) foi de 50,2 mm, com peso total médio de 21,45 g, peso úmido das partes moles médio de 5,12 g, peso das conchas com média anual de 13,54 g e rendimento médio das partes moles de 25,46%. O coeficiente de determinação apresentou mais de 95%. O crescimento da população de I. brasiliensis foi alométrico positivo para a relação peso total x tamanho, e crescimento isométrico para a relação peso das partes moles x tamanho. A variação mensal do fator de condição demonstrou os maiores valores em julho de 2002, concordando com o resultado do rendimento das partes moles. Assim, observa-se a importância de pesquisas básicas sobre a biologia de diferentes populações de bivalves, como subsídio ao cultivo destas espécies e ao aprimoramento do processo de exploração dos bancos naturais.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1749
ISSN: 2359-165X
Aparece nas coleções:1.1.1. Heringeriana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v16_Crescimento populacional.pdf829,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.