Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1793
Título: Estoques e labilidade de carbono em sistemas de uso e manejo do solo no sudoeste goiano
Título(s) alternativo(s): Carbon stocks and lability in land use and management systems in southwestern Goiás, Brazil
Autor(es): Ribeiro, D. O.
Gonçalves, G. R.
Rubio, G. O.
Castoldi, G.
Vendruscolo, E. P.
Souza, Z. H. de
Data de publicação: 24-Mar-2023
Editor: Universidade Federal de Goiás (UFG)
Citação: RIBEIRO, D. O. et al.. Carbon stocks and lability in land use and management systems in southwestern Goiás, Brazil. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 53, p. e74416, 2023.
Abstract: O sudoeste do estado de Goiás apresenta elevada vocação para diversas atividades agropecuárias, mesmo em solos considerados mais frágeis, como os Neossolos Quartzarênicos. Objetivou-se avaliar os estoques e a labilidade de carbono em sistemas de uso e manejo de um Neossolo Quartzarênico, no sudoeste goiano. Utilizou-se delineamento inteiramente causualizado, constando de áreas submetidas a cinco sistemas de uso e manejo do solo (Cerrado nativo, pastagem intensiva, pastagem extensiva, plantio de soja com sucessão de milho, e eucalipto). Foram coletadas amostras nas profundidades de 0-0,1 e 0,1-0,2 m. Os sistemas de uso e manejo do solo alteraram os estoques e a qualidade do carbono. Na camada de 0-0,2 m, os estoques de carbono variaram entre 15,9 e 29,2 Mg ha−1. As áreas com eucalipto e sob pastejo intensivo proporcionaram incrementos variando entre 72 e 84 % nos estoques de carbono, em relação às áreas de Cerrado e soja-milho. Os teores de carbono nas frações F1, F2 e F4 foram superiores nas áreas com eucalipto e sob pastejo intensivo. Na camada de 0-0,1 m, as áreas com cultivo de eucalipto e sob pastejo intensivo incrementaram o índice de manejo de carbono em 33 e 36 %, respectivamente, quando comparadas à área de referência com Cerrado nativo.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1793
ISSN: 19834063
Aparece nas coleções:2.2.1 Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estoques e labilidade de carbono em sistemas de uso e manejo do solo no sudoeste goiano.pdfArtigo em PDF1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.