Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1921
Título: Brasília e situações críticas: percepção de incêndios florestais nos 60 anos da capital federal, o conhecimento científico e gestão territorial
Autor(es): Tavares, M. de F. D.
Data de publicação: Jul-2023
Editor: RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Citação: TAVARES, M. de F. D. Brasília e situações críticas: percepção de incêndios florestais nos 60 anos da capital federal, o conhecimento científico e gestão territorial. In: NUNES, A.; LOURENÇO, L. (org.). Perceção e planeamento na redução e gestão do risco de catástrofes. Coimbra: RISCOS, 2023. p. 123- 125.
Abstract: Incêndios Florestais marcam anualmente as paisagens do Cerrado no Distrito Federal do Brasil. Apesar do conhecimento científico acumulado sobre esse bioma, especialmente quanto à temática do fogo, as áreas remanescentes, decorrentes de medidas protetivas, não se beneficiam desse saber diretamente. As unidades de conservação e a percepção sobre suas paisagens afetadas por Incêndios Florestais são o objeto deste estudo, considerado no contexto de acelerada e progressiva urbanização. Há na recorrência dos Incêndios Florestais uma dimensão social associada aos atos da deflagração e um conflito local persistente que é difícil de ser apreendido. A análise qualitativa de um veículo de imprensa, o Correio Braziliense, publicado em Brasília, foi utilizada como recurso metodológico para caracterizar a historicidade e os traços dominantes de percepções disseminadas no longo prazo. A construção textual e imagética de significações sobre a paisagem, em 60 anos de Brasília, tende a dissociar a memória urbana da memória científica local no quadro territorial de ocorrências dos Incêndios Florestais.
Formato: PDF
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1921
ISSN: 2184-5727
Aparece nas coleções:2.5.1 Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eBook_SEC_12_cap05.pdfDocumento em PDF6,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.