Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/634
Título: Ocorrência de incêndios florestais e educação ambiental nos parques abertos à visitação pública em Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Forest fires occurrence and environment education in the parks open to public visitation in Minas Gerais
Autor(es): Bontempo, G. C.
Data de publicação: 20-Dez-2006
Citação: BONTEMPO, Gínia César. Forest fires occurrence and environment education in the parks open to public visitation in Minas Gerais. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Manejo Florestal; Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006.
Abstract: "Este trabalho teve como objetivo geral levantar e conhecer as medidas educativas adotadas na prevenção de incêndios florestais nos parques estaduais e nacionais abertos à visitação pública em Minas Gerais. Por se tratar de uma pesquisa social, de caráter qualitativo, foram utilizados para a coleta de dados o levantamento, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Aos gerentes dos parques foi aplicada uma entrevista semi-estruturada e solicitado o material educativo. De posse do levantamento feito por meio das entrevistas e da coleta dos materiais educativos, selecionaram-se as cartilhas Queimada Controlada e Queima Controlada Orientações e Procedimentos, para a análise participativa envolvendo a comunidade do entorno do Parque Nacional do Caparaó. A pesquisa mostrou que os incêndios florestais constituem um desafio real e constante para os gerentes dos parques abertos em Minas Gerais. De forma geral, está havendo uma redução das áreas queimadas, muito em função dos avanços nas medidas de redução de propagação do fogo, como, por exemplo, a formação de brigadas, a construção do aceiro e o monitoramento, por satélite, de focos de calor. Com relação às medidas educativas, observou-se que, de forma geral, estas têm se limitado às campanhas de sensibilização, com a realização, principalmente, de palestras e distribuição de cartilhas e folhetos que instruem sobre a legislação, os riscos e os prejuízos relacionados ao uso do fogo, além de orientar a respeito da técnica da queima controlada. A análise participativa demonstrou que os produtores rurais detêm conhecimento sobre o uso do fogo, que é transmitido de geração em geração. O fogo que se torna incêndio e atinge as unidades de conservação nem sempre é resultado da falta de cuidado ou de informação a respeito da técnica por parte do produtor, e, sim, de sua relação conflituosa com a unidade, pela morosidade do processo de indenização ou pelo impedimento de antigas atividades econômicas. Considerando os princípios do Método de Compreensão Crítica de Paulo Freire, conclui-se que há, ainda, muito a ser feito com relação às medidas educativas, que podem, a médio e longo prazo, proporcionar resultados duradouros e permanentes. Para isto, é necessário que os órgãos gestores, IEF e IBAMA, invistam em recursos humanos, criando equipes multidisciplinares capacitadas a interagir com as comunidades-alvos por meio de metodologias participativas. Que se discuta, coletivamente, a origem dos incêndios e se proponha alternativas ao uso do fogo, já que foi apontado nesta pesquisa que a causa principal dos incêndios é criminosa. É preciso também que os órgãos gestores apóiem financeira e logisticamente as iniciativas das unidades de conservação na confecção de seu próprio material educativo, que, com certeza, será contextualizado às suas particularidades e, conseqüentemente, mais eficaz." (O autor)
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/634
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bontempo - 2006.pdf144 p.: il., color; PDF4,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.