Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/693
Título: Gestão de recursos hídricos: o caso da ocupação do solo e uso dos recursos hídricos do setor habitacional Vicente Pires - DF
Autor(es): Oliveira, H.R. de
Data de publicação: 2012
Citação: OLIVEIRA, Hudson Rocha de. Gestão de recursos hídricos : o caso da ocupação do solo e uso dos recursos hídricos do setor habitacional Vicente Pires - DF. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
Abstract: A modernização das civilizações ocorreu com base em um modelo desenvolvimentista baseado na utilização massiva dos recursos naturais. Dentre os muitos problemas relacionados ao meio ambiente urbano, a questão dos recursos hídricos provavelmente constitui-se em um dos mais imediatos, assumindo na discussão referente ao desenvolvimento, mundialmente, uma importância cada vez maior. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral discutir a ocupação irregular do solo e os danos causados aos recursos hídricos na Colônia Agrícola de Vicente pires. Os objetivos específicos visam apresentar a importância da gestão de recursos hídricos na manutenção de áreas ocupadas de forma irregular, identificar possíveis áreas poluidoras dos recursos hídricos; realizar levantamento dos poços existentes na Colônia Agrícola e levantar dados relativos ao saneamento básico da área ocupada. A pesquisa de campo foi realizada nas Colônias Agrícolas de Vicente Pires, Samambaia e São José, a fim de verificar a real situação dos recursos hídricos disponibilizados para a população local. A coleta dos dados se deu por meio de pesquisa em campo na região, leitura de documentos, relatórios obtidos junto a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal CAESB. Os dados estatísticos sobre a população da região de Vicente Pires foram obtidos em relatório junto a CODEPLAN correspondente ao ano de 2011. Após análise dos parâmetros de qualidade, as características que mais se destacaram foram os teores médios de oxigênio dissolvido, que ainda se encontram acima de 5 mg/l, os valores de DBO, em torno de 0,4 a 2,1 mg/l O2, e DQO em torno de 5 a 13 mg/l O2. Com exceção dos valores medidos para o parâmetro coliformes termotolerantes, todos os demais parâmetros são satisfatórios e compatíveis com a legislação.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/693
Aparece nas coleções:4.6.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UCB 2012 Hudson Rocha de Oliveira.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.