Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChaveiro, E. F.-
dc.contributor.authorGonçalves, F.P.-
dc.coverage.spatialRio Verde; Goiáspt_BR
dc.date.accessioned2018-04-26-
dc.date.accessioned2019-01-24T18:54:48Z-
dc.date.available2019-01-24T18:54:48Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.date.submitted2018-04-26-
dc.identifier.citationGONÇALVES, F. P. Estudo das representações sociais do cerrado na visão de alunos do ensino fundamental de escolas rurais em Rio Verde GO. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://jbb.ibict.br//handle/1/850-
dc.description.abstractO Cerrado, para muitos, é reconhecido pela riqueza de águas e biodiversidade. Entretanto, essa imensa diversidade em seu território sofreu graves transformações, advindas do processo de modernização do campo implementado por políticas governamentais e pacotes tecnológicos, acarretando grandes consequências no cenário socioeconômico e nas paisagens. Para a realização da pesquisa, problematizou-se o território do Cerrado, que passa por transformações que, possivelmente, metamorfosearam as representações sociais dos habitantes que vivem nesse território. Neste ponto, procurar-se-á compreender a representação social do Cerrado feita pelos estudantes do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem como objetivo interpretar o Cerrado goiano a partir das representações sociais dos alunos do Ensino Fundamental II das escolas rurais do município de Rio Verde. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa consistiram de levantamentos bibliográficos, compostos por livros, artigos, dissertações. Foram aplicados oitenta questionários para os alunos, com questões semiestruturadas. Realizou-se a produção de desenho espontâneo, permitindo aos alunos ilustrarem as representações do Cerrado. Assim, a interpretação de desenhos dos educandos demonstra que há um grupo que considera o Cerrado modernizado e urbanizado, e que apresenta em sua concepção as ações que transformam o território do Cerrado. No entanto, apresenta um grupo que representa o Cerrado natureza, em que se destaca uma paisagem lírica e prefeita da natureza. Por fim, há um outro grupo de educandos que enfatiza o Cerrado problemas ambientais, desenhando diversos problemas, como desmatamento e poluição, que, consequentemente, acarretam prejuízos e transformam o território do Cerrado. No decorrer da pesquisa, foi possível desvelar e interpretar as representações realizadas pelos educandos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo das representações sociais do Cerrado na visão de alunos do ensino fundamental de escolas rurais em Rio Verde, Goiáspt_BR
dc.title.alternativeStudy of social representations of the Cerrado in the fundamental vision of school students of rural schools in Rio Verde GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NCpt_BR
dc.rights.holderDireitos reservados ao autor, podendo o usuário compartilhar parte da obra desde que atribua os devidos créditos. Uso proibido para fins comerciais.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThe Cerrado, for many, is recognized by the wealth of water and biodiversity. However, this immense diversity in its territory suffered severe transformations, coming from the field modernization process implemented by government policies and technological packages, resulting in major consequences on the socio-economic scenario and landscapes. For the research, problematized up the territory of the Cerrado, which undergoes changes that possibly metamorphosed the social representations of people living in that territory. At this point, look up will understand the social representation of the Cerrado made by the students of Primary Education II. The research aims to interpret the Goias Cerrado from the social representations of elementary school students II of rural schools of Rio Verde. The methodological procedures used for the development of research consisted of literature surveys, consisting of books, articles, dissertations. Eighty questionnaires were administered to students with semi-structured questions. There was the spontaneous production design, allowing students to illustrate the representations of the Cerrado. Thus, interpretation of drawings of students shows that there is a group that considers the Cerrado modernized and urbanized, and which features in its design actions that transform the territory of the Cerrado. However, presents a group representing the Cerrado nature, which highlights a lyrical landscape and mayor of nature. Finally, there is another group of students that emphasizes the Cerrado environmental problems, drawing many problems such as deforestation and pollution, which consequently impairing and transform the territory of the Cerrado. During the research, it was possible to unveil and interpret the representations made by students.pt_BR
dc.publisher.placeJataí - GOpt_BR
dc.subject.keywordsRepresentações sociais do Cerrado.pt_BR
dc.subject.keywordsSocial representations of the Cerrado.pt_BR
dc.subject.keywordsEnsino do Cerrado.pt_BR
dc.subject.keywordsEducation Cerrado.pt_BR
dc.subject.keywordsEducandos Escolas rurais.pt_BR
dc.subject.keywordsStudents Rural schools.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.description.sourcehttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5321pt_BR
dc.description.extent146 f.: il., color.pt_BR
Aparece nas coleções:6.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Franciane Prado Gonçalves - 2015.pdfTexto completo3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.