Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/861
Título: Análise de parâmetros biofísicos estimados pelo algoritmo SEBAL em áreas de Cerrado na bacia do Alto Rio Paraguai
Título(s) alternativo(s): Analysis of biophysical parameters estimated by SEBAL algorithm in savannah areas in the Upper Paraguay River BasiHJn
Autor(es): Fausto, M.A.
Data de publicação: 17-Fev-2014
Citação: FAUSTO, Marcos Alves. Análise de parâmetros biofísicos estimados pelo algoritmo SEBAL em áreas de cerrado na bacia do Alto Rio Paraguai. 2014. xvi, 62 f. Dissertação (Mestrado em Física Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2014.
Abstract: A Paisagem do bioma Cerrado é diversificada. A coexistência de campos, florestas e savana chama a atenção para investigação desse bioma quanto ao uso e as modificações da cobertura do solo, pois essas transformações muda a dinâmica do saldo de radiação (Rn) à superfície. Nesse sentido, a pesquisa analisou os parâmetros biofísicos estimados pelo algoritmo SEBAL em áreas de Cerrado na bacia do alto Rio Paraguai. A primeira etapa do estudo foi comparar o Rn estimado pelo SEBAL com os dados medidos nas torres micrometeorológicas da Fazenda Miranda (FMI) e Experimental (FEX), e em seguida analisar os parâmetros biofísicos relacionados à cobertura do solo. Foram usadas 10 imagens do sensor TM Landsat 5 da órbita 226 e ponto 71 no ano de 2009. Os parâmetros estatísticos adotados na pesquisa apresentaram resultados timos. Foram encontrados coeficiente de correlação linear de Person na ordem de 0,997 de Rninst e 0,979 de Rn24h na FEX, e de 0,993 de Rninst e 0,967 de Rn24h na FMI e coeficiente de Willmontt maior que 0,9 entre os valores medidos e estimados pelo modelo. O Rn teve um comportamento sazonal e foi maior em áreas de Mata Ciliar e Cerrado, e na Pastagem houve aumento na estação chuvosa, e menor em comparação as áreas com vegetação permanente. Os índices de vegetação (NDVI, SAVI e IAF) foram sensíveis às mudanças na cobertura do solo entre a estação seca e chuvosa, e nas áreas de Cerrado e Mata Ciliar, o albedo e a temperatura da superfície foram menores, e na pastagem maiores. O estudo revelou a aplicabilidade do Algoritmo SEBAL na área de estudo.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/861
Aparece nas coleções:3.2.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Marcos Alves Fausto.pdfTexto completo2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.