Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/969
Título: Cozinha goiana: identidade e tradição culinária em Bariani Ortêncio
Autor(es): Signoreli, I. C. A.
Data de publicação: 15-Mar-2010
Citação: SIGNORELI, Izabel Cristina Alves. Cozinha goiana: identidade e tradição culinária em Bariani Ortencio. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
Abstract: O trabalho investiga os sentidos que a alimentação assume na cozinha goiana, através da obra A Cozinha Goiana Estudo e receituário, do escritor e folclorista Bariani Ortencio que é profundo conhecedor da cultura popular goiana. O autor iniciou suas pesquisas em 1953. Todas as referências que encontrava, relacionadas à cultura em Goiás, eram selecionadas e passadas para fichas individuais, porque entendia que, assim, as gerações futuras teriam uma fonte de pesquisa autêntica e confiável. Seguiu, por 14 anos, registrando com precisão os costumes, as crenças e o linguajar goiano. Em 1967, publicou a primeira edição de A Cozinha Goiana-Estudos e receituário , na qual não se limitou apenas a colher receitas. No decorrer da referida obra, Ortencio refere-se à literatura, registra costumes da população, compara técnicas no modo de fazer as receitas, estuda as influências dos costumes alimentares entre os mineiros, os paulistas e os goianos. Esta, pesquisa, portanto, investiga a identidade do povo goiano com as tradições culinárias, mostrando os pratos regionais do Estado e que em Goiás não se come como comem os brasileiros de outras regiões. Onde a cozinha é um símbolo cultural, memória, e também um fator de identidade. Os rituais em torno da alimentação entre os goianos são aspectos relevante a sua sociabilidade, o autor buscou, em Receita de Goianidade , construir uma proposta que explicasse a associação entre comida e identidade, além de tornar claras as questões que nortearam os hábitos alimentares a partir de determinantes histórias e símbolos específicos que, por sua vez, auxiliaram na composição do mito de goianidade.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/969
Aparece nas coleções:5.4.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZABEL CRISTINA ALVES SIGNORELI.pdfTexto completo8,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.