Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/1226
Título: Construção coletiva de uma trilha ecológica no Cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Collective construction of an ecological track in cerrado: participative research in environmental education
Autor(es): Cazoto, J. L. R.
Tozoni-Reis, M. F. de C.
Data de publicação: Nov-2008
Editor: Scielo
Citação: CAZOTO, Juliana Lacorte; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Construção coletiva de uma trilha ecológica no Cerrado: pesquisa participativa em educação ambiental. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 14, n. 3, p. 575-582, 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-
Abstract: Dentre os muitos temas ambientais que podem ser problematizados pela Educação Ambiental encontra-se a proteção aos ecossistemas. Definiu-se como tema, num projeto de Educação Ambiental, o Cerrado, bioma amplamente degradado por ações antrópicas e que faz parte do ambiente natural de Botucatu, interior de São Paulo. Com o objetivo de despertar um olhar crítico-ambiental, visando a integração do ambiente natural e urbano, o projeto, realizado com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, teve como eixo a construção de uma Trilha Ecológica no Cerrado. Todo o processo de planejamento, realização e avaliação da trilha foi participativo: os participantes estudaram as características do Cerrado; identificaram, na área, as espécies remanescentes; discutiram as condições de conservação da área, e tomaram decisões sobre a construção da trilha como recurso educativo. Problematizaram, coletivamente, a interação comunidade-ambiente, articulando consciência ambiental e ação educativa, concluindo sobre o potencial desencadeador deste recurso para reflexões sobre temas socioambientais. O grupo teve a oportunidade de vivenciar um trabalho educativo com crianças da educação infantil, concretizando a trilha como recurso didático-pedagógico na aproximação "visitantes-educandos-ambiente".
Formato: Ciênc. educ. (Bauru) vol.14 no.3 Bauru 2008
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/1226
ISSN: Versão impressa 15167313 Versão online 1980850X
Aparece nas coleções:6.1.1 Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a13v14n3.pdfTexto completo119,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.