Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://jbb.ibict.br//handle/1/669
Título: A produção geográfica sobre o Cerrado em Goiás: estado da arte, território e natureza
Título(s) alternativo(s): La producción geográfica sobre el Cerrado en Goiás: estado del arte, territorio y naturaleza
Autor(es): Reis, M.F. dos
Data de publicação: 29-Set-2017
Citação: REIS, M. F dos. A produção geográfica sobre o cerrado em Goiás: estado da arte, território e natureza. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Abstract: O Cerrado é tema recorrente nas pesquisas da Geografia, nos últimos anos presente em estudos de preocupação notória com a preservação de sua integridade natural. Pressupõe-se como tal uma delimitação específica do que é o Cerrado e o que lhe caracteriza como ambiente, embora no campo geográfico lhe sejam atribuídas distintas abordagens. Com base nisso, buscamos compreender como se tem produzido o seu conhecimento na Geografia, assumindo como universo amostral as teses do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (PPGeo-UFG). Elaborado um estado da arte, foi possível traçar o perfil das pesquisas e observou-se que os estudos do Programa sobre o Cerrado são representados em maior número por trabalhos que tratam da ocupação moderna do território goiano, com ênfase numa abordagem territorial. Por tal abordagem são pautadas as disputas sociais, políticas e econômicas sobre esse ambiente, transcendendo o entendimento de Cerrado como região natural, a fim de afirmar as relações sociais de poder que se dão sobre ele. No entanto, essa postura concebe o Cerrado unilateralmente, ao que evidenciam impasses teórico-metodológicos, trazendo a lume contradições na produção de conhecimento sobre o Cerrado que se referem a dilemas epistemológicos da Geografia. Diante desse contexto, colocamos que a proposta de tratar do Cerrado pela abordagem do território é problemática e apresentamos questões prementes que merecem ser aprofundadas pelos estudos geográficos.
URI: http://jbb.ibict.br//handle/1/669
Aparece nas coleções:4.1.3 TCCs, Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Matheus Feliciano dos Reis - 2017.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na biblioteca estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.